Moisés: Intercede pelo povo de Deus I


 Mensagem do dia 17/08/2011 (quarta-feira) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Série: Orações na Bíblia-03 – Texto Base: Êxodo 32.1-35

Introdução
  • É pecado não orar pelas pessoas?

Sim! É pecado! Você sabia que, para Samuel, era pecado contra Deus não orar (não interceder) pelo povo? Veja o que ele disse em 1Samuel 12.23: “Quanto a mim, longe de mim pecar contra o SENHOR, deixando de orar (interceder) por vós; antes, eu vos ensinarei o caminho bom e direito”.

A intercessão e o ensino profético estavam entranhados no mesmo ministério daquele homem de Deus e sua omissão o levava à consciência de que era pecado não cumprir seu papel de sacerdote e orar pelo povo.

A Palavra de Deus nos ensina que a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças são coisas boas e aceitáveis diante de Deus, nosso Salvador, vamos ler 1Timóteo 2.1-3: 1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,  2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito.  3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador”.

Este próximo estudo nos desafiará a cumprir este ministério de intercessão, na inspiração do exemplo de Moisés, que num momento crucial, quando Deus se irou contra Israel querendo destruí-lo por causa da corrupção desenfreada e idolatria, orou pelo povo. Vamos ver então 3 tópicos dessa história de intercessão pelo para melhor compreensão.


I – MOISÉS INTERCEDE COM AMOR

 11 Porém Moisés suplicou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Por que se acende, SENHOR, a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande fortaleza e poderosa mão?  12 Por que hão de dizer os egípcios: Com maus intentos os tirou, para matá-los nos montes e para consumi-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira e arrepende-te deste mal contra o teu povo.  13 Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado, dá-la-ei à vossa descendência, para que a possuam por herança eternamente. 14 Então, se arrependeu o SENHOR do mal que dissera havia de fazer ao povo” (Êxodo 32.11-14)

O amor é a virtude por excelência no nosso relacionamento com Deus e com o próximo. Na prática, isso quer dizer que, na intercessão, a mente e o coração do crente devem ter o mesmo sentimento de Moisés quando orou pelo povo e a mesma compaixão de Jesus pelas multidões (Mt 9.36-38). O amor de quem intercede deve, também, dirigir-se a Deus, sabendo que Seu propósito amoroso é salvar e não destruir o homem, por mais rebelde que este seja.

Vejamos o contexto de nosso texto: “O povo pede um deus e eles fazem um bezerro de ouro e Deus se ira por isso” (Êx 32.9-10). O povo de Israel não era fácil de ser amado pelo líder. Foram uma fonte de tensões e preocupações sem fim para Moisés. Ele fora primeiro a aguentar sua inconstância, suas reclamações e sentir o golpe da sua ingratidão e a se preocupar com suas infindáveis brigas. Em Êx 32.9-10, o Senhor oferece a Moisés a oportunidade de se ver livre daquele povo e tornar-se ele mesmo uma grande nação. Mas ele preferiu interceder pelo povo (v.11).

Amor para com o povo de Deus (Ex. 32.11, 31-33)
Só podemos orar uns pelos outros, o que é dever cristão, se nos amarmos como Jesus nos ama (Jo 13.34; 17.9, 20). Moisés amou profundamente este povo a ponto de suplicar “Perdoa-lhes o pecado, ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste” (Êx. 32.32).

Lembrei do apóstolo Paulo que demonstrou o mesmo sentimento para com seus compatriotas judeus quando disse: “... tenho grande tristeza e incessante dor no coração;  porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne” (Rm 9.2-3). E ainda disse: Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos” (Rm 10.1). Que abnegação!

  • Diante de todos os problemas com o povo de Deus e pelo povo do Senhor, o amamos pela súplica e intercessão a seu favor?
  • Ainda que fossemos tirados do livro de Deus, desejamos a salvação dos perdidos e nos sacrificamos para isso?

Prepare-se para os próximos estudos,
II – MOISÉS INTERCEDE COM VERDADE
III – MOISÉS INTERCEDE COM VISÃO

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Eaeee Paulinho? tudo bom? gostei muito do estudo, na verdade estou usando ele emprestado para um estudo que vou fazer, gostei muito e aprendi muito, espero que eu possa passar o mesmo que aprendi!Que o Senhor continue a abençoa-lo!!!abraços
    Ass: Willian Lindolfo da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Pastor, nao consigo achar o segundo estudo: Moises intercede com verdade. E possivel o sr postar pra mim? Brigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o Link da série:
      Moisés: Intercede pelo povo de Deus I
      http://www.pauloberberth.com.br/2011/08/moises-intercede-pelo-povo-de-deus-i.html

      Moisés: Intercede pelo povo de Deus II
      http://www.pauloberberth.com.br/2011/08/moises-intercede-pelo-povo-de-deus-ii.html

      Moisés: Intercede pelo povo de Deus III
      http://www.pauloberberth.com.br/2011/09/moises-intercede-pelo-povo-de-deus-iii.html

      Excluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...