JÓ: Ousadia na Oração III


Mensagem do dia 03/08/2011 (quarta-feira) - Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Série: Orações na Bíblia-02

Nos estudos anteriores, nós vimos a importância da Intimidade com Deus e como Jó se relacionou com ELE. Vimos a necessidade de estarmos próximos a Deus e conhecê-Lo de fato como ELE é. Vimos também a importância da humildade, devemos ser humildes diante do Senhor.

Hoje vamos estudar sobre...
III – SÓ HAVERÁ FAVOR QUANDO HOUVER TEMOR

Provérbios 1.7 diz que “o temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.

Dos capítulos 38 ao 41, Deus interroga a Jó e quando se manifestou nada mais restou a Jó, senão calar-se ante a majestade e soberania de Deus, que o colocou em seu devido lugar. Mas Jó precisava falar, ainda que gaguejasse, tremesse e falasse palavras atrapalhadas, Jó precisava falar. Ele havia “visto” Deus face a face (no redemoinho). Ele havia experimentado a estonteante presença do Altíssimo e ouvido Sua sublime voz.


Por isso, diante dessa situação, ele sentiu a necessidade de exaltá-Lo, bendizê-Lo como jamais havia feito antes. Ao mesmo tempo, sentiu a necessidade de confessar a sua condição pecaminosa, tantas vezes negada perante seus amigos. Ele sentiu temor e se arrependeu.

1 Então, respondeu Jó ao SENHOR: 2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. 4 Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. 6 Por isso, me desprezo e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42.1-6).

O temor a Deus leva ao arrependimento. Jó reconheceu que falou de coisas que não entendia e reconheceu o seu estado real de homem pecador, v.6: “Por isso, me desprezo e me arrependo no pó e na cinza”. A Versão da Bíblia NTLH está traduzido assim: “Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão num monte de cinzas”.

Lembrei da parábola do “filho pródigo”: Um jovem insensato que reconheceu o seu fracasso Lucas 15.17-19:

v. 17 – O Reconhecimento -  “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!”.

v.18 – A Resolução – Já sei o que fazer! - “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti”.

v.19 O Arrependimento – Já sei o que dizer! - Direi Pai... já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores”.

Isso estava apenas na mente do rapaz. Muitas vezes somos assim também, sabemos que precisamos agir, mas por causa de várias razões acabamos desistindo do que é correto a ser feito. Eis uma boa definição para o pecado: "O PECADO sempre nos leva além de onde pensávamos Ir; nos mantém mais tempo do que pensávamos Ficar; e nos custa mais do que pensávamos Pagar".

Assim como Jó e o filho pródigo, somos pecadores e necessitamos da misericórdia de Deus. Quem se humilha arrependido perante Deus, não deve fazê-lo buscando algum favor, mas em atitude de louvor e adoração e com sinceridade de coração, porque este é o desejo de Deus para com todos, pois Ele mesmo diz:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Crônicas 7.14).

  • Como está a sua vida diante de Deus?
  • Você tem reconhecido seus erros, os seus pecados?

Nós já vimos:
I – SÓ HAVERÁ PROXIMIDADE QUANDO HOUVER INTIMIDADE
II – SÓ HAVERÁ GRANDEZA QUANDO HOUVER HUMILDADE
III – SÓ HAVERÁ FAVOR QUANDO HOUVER TEMOR

Teremos ainda mais um estudo, prepare-se:
IV – SÓ HAVERÁ RESPOSTA QUANDO HORVER MUDANÇA

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Tem horas que a melhor resposta é ficar calado .
    Deixar que a voz do silêncio fale por você
    Tem horas que a dor machuca mas faz bem á alma
    Tem horas que pra se ganhar é preciso perder
    Tem horas que o remédio que cura não faz mais efeito
    Tem horas que o sonho adormece pra você acordar
    Tem horas que é preciso enxergar lá no final do túnel
    Pra você ver que se perdeu , e se encontrar .
    A oração é o melhor remédio que Jesus receitou
    Na oração você encontra forças pra ser vencedor
    A oração abate o homem exaltado pra se consertar
    A oraçao traz o crente congelado ao primeiro amor
    Deserto é sinal que a vitória vai chegar
    Só é um vencedor quem tem história pra contar
    Ninguém nasce sabendo , você tem que glorificar no vale .
    Se tem que pagar preço é bem melhor pagar
    Na prova ninguém perde , só tem a ganhar
    Deserto um dia vira palco e teus inimigos
    Vão te assistir , te aplaudir de pé .

    DEUS É FIÉL NA SUA VIDA ! ! !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...