Radiografia de Deus


Mensagem do dia 30/07/2011 (Sábado) – Culto do Chá – Organizado pela MCA

12 Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e é capaz de perceber os pensamentos e intenções do coração 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem deveremos prestar contas” (Hebreus 4.12-13)

Em 8 de Novembro de 1895, o físico W. C. Rontger descobriu os chamados “RAIOS-X”. A partir de então, foi possivel ver através do corpo humano, o que foi muito útil para a medicina. Mas nos dias de hoje está muito mais avançado, pode-se fotografar e até mesmo filmar várias partes internas do organismo e corpo humano como os exames de Endoscopia, a Ultrasonografia, a Tomografia e a Ressonância magnética.

Todavia, ainda não se pode ver o que está oculto atrás do que é material, paupável: os pensamentos, as intenções do coração e tudo o que está relacionado com o emocional e com o espiritual. Isto não se pode fotografar, pode no máximo fazer avaliações através do que a pessoa exterioriza, seja em comportamentos, ações ou palavras.

Essas coisas me levam a pensar: Quanta hipocrisia, segredos e pensamentos terríveis o ser humano esconde. Quantos pensamentos maus e impuros passam por sua mente e ninguém nem sabe! Será que ninguém sabe mesmo?

Quero responder essas questões:
  • O que pode confrontar o ser humano?
  • Será que o homem pode esconder alguma coisa de Deus?
  • E no final das contas, será que teremos que prestar contas a Deus de nossas vidas?


  1. A palavra cumpre seu propósito.
v. 12: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gues; penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é capaz de perceber os pensamentos e intenções do coração”.

A Palavra de Deus nunca volta vazia (Is 55.11). Ela toca os corações. Ela revela nossos erros e pecados. Ela mostra o que devemos fazer. A Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Sl 119.105). Ela nos dá direção e corrige nossos passos. Ela nos ensina a viver de forma piedosa, sóbria, digna e justa. Ela nos dá sabedoria. Ela confronta o nosso caráter e nos transforma e santifica. A palavra de Deus é suficiente para o homem, nela temos as respostas para todos os intentos humanos.

“A FÉ vem pelo ouvir, e o ouvir, pela Palavra de Cristo” (Romanos 10.17).

  • Creia na Palavra de Deus

  1. Nada está oculto diante de Deus.
v. 13: “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem deveremos prestar contas”

Em Jeremias 17.9-10, fica evidente de que o coração do homem é corrupto, mais do que todas as coisas e que apenas DEUS é capaz de conhecer. Ele esquadrinha (examina, sonda) os corações.

Ele vê tudo claramente, como diz o salmista, Salmo 139.2-4: 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.  3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.  4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.

Não há para onde correr, não tem como esconder nada de Deus. ELE sabe o que está passando em seu coração e na sua mente, ELE sabe do que você precisa. E talvez neste exato momento, seu coração esteja se quebrantando por conta de tudo que está lhe sufocando e pensa que ninguém sabe, das coisas que está guardando. Mas tenho uma boa notícia, DEUS SABE! E Ele quer que você as entregue totalmente.

  • Deus conhece seu coração. Dê seu coração para Deus

  1. Um dia prestaremos contas a Ele.
v.13b: “antes todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem deveremos prestar contas”

Em Eclesiastes tem uma palavra destina principalmente aos jovens, mas que serve perfeitamente a todos nós Ec 11.9 – 12.1:  9 Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.  10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.... Ec 12.1: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer”.

Feliz daquele que durante sua vida confessou seus pecados a Deus, que diz: Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi” (Isaías 44.22).

Pois chegará o dia em que o divino Juíz colocará tudo às claras. Nesse dia, a luz de Deus atravessará todo o nosso ser de maneira que nenhum RAIO-X é capaz de fazer e todos nós estaremos frente ao justo Juiz e o que você dirá para ELE?

Romanos 10.9-10 e 13: 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação....  13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

Neste momento faremos como o Salmista: 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno        " (Salmo 139.23-24)   

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. verdade amigo,somos todos transparente na presença de DEUS,não à nada que podemos esconder dele ele sabe que cada particula e momentos de nossos pensamentos,as vezes murmuramos e até duvidamos porque vem lutas,sofrimentos,angustia...
    mas DEUS jamais nós deixa carregar o peso que não podemos suportar,ele sabe o tamanho de sua batalha até se mormuramos para ver o tamanho de nossa FÉ,nao desista irmãos ... DEUS te conhece e ele te carrega se não poder suportar seus sofrimento,clame,coloca seu joelho no chão ore que ele te ouvirá...porque ele é o unico que te conhece...abraços a todos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...