Palavras de um Rei


Mensagem do dia 24/07/2011 (Domingo /noite) 

20 Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR” (1 Crônicas 28.20).

Introdução
O rei Davi havia feito de tudo para construir o templo, mas o Senhor falou que não seria ele o construtor e sim Salomão, seu filho (1Cr 28.3, 6). Davi deu as instruções para Salomão de como tudo deveria ser feito conforme a Palavra do Senhor (1Cr 28.11-19). E nos versículos 20 e 21 dá sua palavra final, uma palavra de animo e encorajamento. A Bíblia diz que “Davi reinou durante 40 anos sobre Israel, morreu em boa velhice, com vida longa, riquezas e honra” (v. 28). Davi obedeceu as regras estabelecidas por Deus e descansou em paz.

Dizem que "tudo que é bom, dura pouco". Eu diria que “tudo que é bom dura para sempre”. O que você pensa sobre isso? Afirmo isso por causa da vida de Davi, o que Davi fez de bom não ficou apenas enquanto ele era vivo, continuou no reinado de seu filho e sabemos que sua vida e reinado “falam” até os dias de hoje, ele foi considerado “um homem segundo o coração de Deus”, seus testemunhos, ensinamentos e experiências com Deus são sempre relembrados, citados até porque na Palavra de Deus está registrada toda a vida deste admirável servo.

Este texto me intrigou muito e me levou a refletir: Como é que uma pessoa que não conseguiu fazer o que queria, consegue ter palavras de encorajamento e animo? Isso acontece por causa do coração deste homem, “um coração segundo o de Deus”, somente um homem desprendido de vaidade e obediente ao Senhor poderia ter tal atitude. Neste texto, que lições podemos aprender?
 Nós aprendemos que...
1.     A OBRA DE DEUS DEVE SER REALIZADA
Mas não de qualquer forma
“Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes...”

Davi sabia da importância que seria a missão de Salomão, assim como também sabia das dificuldades que enfrentaria. Penso que hoje NÃO É DIFERENTE. Observo que muitas vezes nos desanimamos com facilidade com a obra do Senhor e na maioria das vezes por questões tão pequenas que dá até vergonha de mencionar, por imaturidade deixamos de cumprir a vontade de Deus.

Pois é, Davi sabia de tudo isso e ele deu uma palavra dirigida por Deus para que seu filho Salomão, não se intimidasse diante das adversidades e olhasse para a sua missão como algo especial, para que ele realizasse com todo empenho e dedicação.

Ele usa a expressão: “Sê forte e corajoso e faze a obra” duas vezes, no v. 10 e no v. 20, assim como também em 1Cr 22.13. É a mesma expressão usada por Moises quando passa “o bastão” para Josué, sua missão era adentrar na Terra prometida (Dt 31.7). A expressão volta aparecer em Josué 1.6, 7, 9 e 18, agora o próprio Deus encorajando teu servo. Da mesma forma que Deus foi com Moisés seria com Josué, teu sucessor. E agora o ciclo acontece novamente nas vidas e Davi e seu filho Salomão, Deus esteve com Davi e estaria com Salomão. Por isso Davi reforça: “... não temas, nem te desanimes...”

Essa palavra é para mim e para você também: “Sejamos fortes e corajosos e cumpramos a obra; não tenhamos medo e nem desanimemos...”
Nós aprendemos também que...
2.     NA OBRA DE DEUS TEMOS UM AUXILIO ESSENCIAL
O Deus da obra está com os obreiros
“... porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo...”

A Bíblia diz que “sem a videira (Jesus) nada podemos fazer” (João 15.5). Também diz que: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31). Temos esta confiança, Deus estará conosco. Temer para que? Se recordarmos bem, o próprio Jesus disse o mesmo em sua grande comissão:

19 portanto Ide, , fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mateus 28.19-20).

Salomão não precisava temer, pois o próprio Deus estaria com ele, o Deus que seu pai serviu. Salomão poderia ter a certeza de que os planos do SENHOR se cumpririam em sua vida.

E por fim, nós aprendemos que...
3.     A OBRA DE DEUS DEVE SER CONCLUÍDA
O Deus da obra dará todo suporte necessário
“... não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR”

Leiamos o v. 21: Eis aí os turnos dos sacerdotes e dos levitas para todo serviço da Casa de Deus; também se acham contigo, para toda obra, voluntários com sabedoria de toda espécie para cada serviço; como também os príncipes e todo o povo estarão inteiramente às tuas ordens”. 

Além de Deus estar com Salomão (que já é motivo suficiente para não desanimar), Deus providenciou que os sacerdotes, os levitas, vários voluntários sábios e habilidosos para executar qualquer tipo de serviço, os príncipes e o povo estariam à disposição de Salomão para executar sua missão. Teria razões para desistir e desanimar?

Talvez ao ouvir todas essas palavras, Salomão tivesse dito: “Que estimulo Senhor! Revigorou as minhas forças! Agora estou cheio de coragem, não tenho medo nenhum, não vou desanimar, obedecerei Tua Palavra e farei a obra que tu queres que eu faça”.

E assim aconteceu, em 2Crônicas 3, Salomão inicia a construção do templo. E em 2Crônicas 6.1-11, Salomão dá Graças ao SENHOR, pela concretização de Sua obra. 1º Obediência, 2º Gratidão. Deus cumprira na vida de Salomão os seus propósitos. E assim como foi com ele pode ser comigo e com você. Basta obedecermos as palavras do Todo-Poderoso, ELE completará a obra em nossas vida. E automaticamente me veio à mente as palavras do apóstolo Paulo: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis (Constantes) e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15.57-58)

Inicie a Obra e vá até o final

Ouça as palavras de um Rei...
  1. FAÇA A OBRA
  2. DEUS É CONTIGO
  3. CONCLUA A OBRA

Oração:
“Senhor, peço-te que dê forças, coragem, alegria e ânimo. Peço-te que o Senhor nos fortaleça a cada dia assim como já tem feito e que possamos ser, servos ousados, Firmes, Constantes, Frutificantes, Alegres, Animados, Corajosos. Sabendo que estamos realizando a maior de todas as obras que é Servir a Ti e anunciá-lo às nações. Em nome de Jesus que oro. Amém!”

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...