Como vaso nas mãos do Oleiro


Mensagem do dia 19/06/2011 (Domingo /noite) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias:  2 Levanta-te e desce à casa do oleiro e lá te farei ouvir as minhas palavras  3 Desci à casa do oleiro e ele estava ocupado com a sua obra sobre a roda. 4 Como o vaso que o oleiro fazia se estragou nas suas mãos, então fez do barro outro vaso, conforme melhor lhe pareceu. 5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR:  6 Por acaso não poderei eu fazer de vós como fez o oleiro, ó casa de Israel?, declarou o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minhas mãos, ó casa de Israel” (Jeremias 18.1-6).

Introdução
Eu acho fantástica a forma que Deus age para levar a sua palavra, ou melhor, aqui neste texto Ele não quis apenas dar uma palavra, mas ELE desejou mostrar a Palavra. Foi assim que fez com o profeta Jeremias. ELE disse: vai à casa do Oleiro e lá vou lhe mostrar a mensagem que quero transmitir ao povo. Jeremias obedecendo o Senhor, foi e viu o trabalho do oleiro... 5 Então, veio a ele a palavra do SENHOR: 6 Não poderei EU fazer de vós como fez este oleiro?... eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão...”

Vamos ao contexto: A destruição está em pauta (Cap 17) Deus avisa o povo de seus pecados, mas o arrependimento ainda pode impedir que a destruição venha (18.7-8). Contudo, o arrependimento não acontecia (18.12), de maneira que Deus usou a imagem do vaso despedaçado para ilustrar Deus despedaçando Israel como disciplina, mas o desejo de Deus é a restauração.

Resumindo essa é a mensagem de Deus para as nossas vidas esta noite: Assim como aconteceu com o vaso, Deus fará o mesmo com a nação que se arrepender e com aquele que com o coração quebrantado se dispor a ser transformado pelo Oleiro. Deus Quebra, Molda, Refaz e Usa.  Você está preparado? Então, vamos ao nosso texto e veremos quais lições vamos aprender nesta  noite.

1.     É necessário SABER... Quem Sou eu? Quem é o Senhor?
O OLEIRO TRABALHA O BARRO
v. 3: “Desci à casa do oleiro e ele estava ocupado com a sua obra sobre a roda”.

O profeta Isaías afirma: “ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro e tu, o nosso oleiro; e todos nós somos obras das tuas mãos” (Isaías 64.8).

Somos o Barro e o Senhor o Oleiro. Nós somos o barro e por isso Deus “Trabalha em nossas vidas primeiro, para depois trabalhar por meio de nós”. Ele precisa nos preparar para sermos usados. Assim, podemos reconhecer a soberania de Deus. ELE é o Oleiro, nós somos o barro e estamos em suas mãos. O vaso não reclama com o oleiro, apenas é moldado como o Oleiro quer.

O apóstolo Paulo disse em Romanos 9.20: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?”.

Deus tem o poder e autoridade para nos criar do barro e nos recriar espiritualmente. Porque o que Ele deseja são corações quebrantados e arrependidos diante DELE. ELE quer nos moldar e se necessário for Ele nos quebra e reconstrói toda a sua obra. Você e eu, nós somos o barro e Deus o Oleiro.

  • Você já foi quebrado por Deus? Ou você continua com o coração duro e não quer transformação em sua vida? Deixe que o Oleiro quebre sua vida. Ele deseja lhe transformar.


2.     É necessário SABER... O Senhor deseja lhe usar
O OLEIRO FORMA O BARRO
v. 4: Como o vaso que o oleiro fazia se estragou nas suas mãos, então fez do barro outro vaso, conforme melhor lhe pareceu.

O objetivo do oleiro é tornar o barro útil, ou seja, tornar o barro em uma obra de arte, tornar o barro em um vaso. O objetivo de Deus é nos tornar úteis para a sua obra. E não existem limites para formas dos vasos, antes de mexer no barro o oleiro já possui em sua mente a imagem e a forma que ELE deseja tornar o barro. Ele sabe onde vai usar aquele vaso.

O interessante é que o Barro não tem valor nenhum. Ninguém briga por causa de barro, brigam por causa de outras coisas, como o petróleo, o ouro, a prata, o bronze o dinheiro, mas nunca vi ninguém brigando por causa do Barro. O barro é Nada. E Deus é especialista no Nada, pois do Nada criou tudo.

O Oleiro quer que nos tornemos mais parecidos com CRISTO, mas para isso acontecer Ele precisa nos quebrar e dar a forma que Ele deseja. Vejamos o exemplo de Saulo, Atos 9.15-16: 15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome”.

Saulo foi quebrado, “Senhor que queres que eu faça?”. Saulo foi moldado por Jesus para ser usado por ELE. Ele mesmo se compara a um vaso de barro, mas perceba no texto que o que importa é o conteúdo e não o material. 2 Coríntios 4.6-7:  6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”.
  • Somos apenas instrumentos de barro. Somos vasos de barro, mas úteis e valiosos para Deus.


3.     É necessário SABER... Deus não desiste de você!
O OLEIRO TRABALHA PARA TRANSFORMAR O BARRO
v. 6: “Por acaso não poderei eu fazer de vós como fez o oleiro, ó casa de Israel?, declarou o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minhas mãos, ó casa de Israel”

O mais fantástico disso tudo é que o Oleiro não nos descarta, Ele nunca desiste de nós. O vaso quebrou em suas mãos (v.4), mas ele refez a sua obra. E como podemos pensar que o grande Oleiro não faria o mesmo com as nossas vidas?  Ele faz questão de lembrar o povo: “... Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minhas mãos...”.

Salmo 24.1 o Salmista diz: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. DEUS Conhece você perfeitamente, sabe de seus defeitos e qualidades e sabe o que precisa ser mudado e transformado em você. Mas a transformação de nossas vidas está na pré-disposição de nos permitirmos à ação do Oleiro. Ele não nos obriga nada. Você precisa querer.

O apóstolo Paulo fala sobre isso em 2 Timóteo 2.20-21 20 Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. 21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra”.

·         Que utensílio é você? Tem honrado ou desonrado ao Oleiro? Você tem sido usado por Deus? DEUS tem um propósito para a sua vida, Ele terminará a Obra que começou. Deus quer fazer de você um Belo e útil vaso de honra. Um vaso que alcançará seus propósitos. Você será feliz por servir a Jesus, Você será um vaso novo. Você está pronto para ser quebrado? Deus quer isso de você.
[música: vaso novo]

·         Você quer ser neste momento quebrado por Deus, vou orar por sua vida. Deixe Deus transformar você.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. obrigado amigo,vc me fez lembrar me que somos nada somente um barro e as vezes achamos que podemos ser alguma coisa, se DEUS quiser ele pode nos quebrar,somos falhos temos muitas rachaduras é senhor quero ser feita de novo pelas suas mãos não quero ter rachaduras porque quero ser lapidada pelas suas mãos para ser um vaso de honra senhor, para que derrame seu azeite nesse vaso para que eu te sirva cada vez mais..SENHOR SUA PRESENÇA QUERO SEMPRE ESTAR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...