Busque a Sabedoria e Viva Bem



“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5)

Estive refletindo esses dias sobre a vida e sobre o comportamento humano no que diz respeito a vivê-la. Reflita juntamente comigo:

Vivemos a vida como se ela fosse interminável. Invertemos os valores, vivemos o passageiro como se fosse eterno. Buscamos o que não precisamos e o que não nos trará alegria, contudo, apenas dor e sofrimento.

A vida é muito breve. Acho que você concorda comigo. Quem quer morrer? Imagino que estando no perfeito juízo, ninguém. Mas a vida é muito breve e entre a meninice e a velhice há um pequeno intervalo de tempo. Faça um exercício, olhe para sua história; os anos que você já viveu (seja qual for sua idade) passaram muito rápido? Os dias tem passado rápido?

A vida é tão breve como os raios de sol que surgem sorrateiramente na mais bela manhã e se despedem sutilmente ao anoitecer sem deixar vestígios.

Tiago fala da fragilidade humana: “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa” (Tiago 4.14).

Outra coisa, para as pessoas superficiais, a rapidez da vida as estimula a viverem destrutivamente, sem regras, sem pensar nas conseqüências dos seus comportamentos e decisões, uma falsa liberdade, vivem como aquela música diz: “deixa a vida me levar, vida leva eu”. O caminho parece bom, mas seu final é a morte, no final não haverá sorriso e nem deleite, apenas choro e decepção. No entanto, para os sábios, a brevidade da vida os convida a valorizá-la como um tesouro de estimável valor. A vida tem valor e ele entende que deve vivê-la de maneira que agrade a Deus.

Indago-te: Que valor tem a sua vida para você mesmo?

Ser sábio não quer dizer ser perfeito, não falhar, não chorar e não ter momentos de fragilidade. Ser sábio é aprender a usar cada dor como uma oportunidade para aprender lições, cada erro como uma ocasião para corrigir rotas, cada fracasso como uma chance para ter mais coragem. Nas vitórias, os sábios são amantes da alegria; nas derrotas, são amigos da reflexão.

Meu desejo? É que você aprenda a ser um grande sábio! Um sábio que cuida carinhosamente da sua vida como um garimpeiro que descobriu a mais bela pedra preciosa depois de passar a vida toda removendo rochas e cascalhos.

Pense: Você pode até viver sem Jesus, mas o duro mesmo é morrer sem Ele. A vida é breve. Jesus é a Esperança. Jesus é o Caminho. Jesus é a Verdade. Jesus é a Vida. Em Jesus há Sabedoria. Em Jesus há qualidade de Vida. Ninguém vai passar a eternidade com Deus se não for por meio DELE.

Portanto, Busque a Sabedoria e Viva bem, a decisão é sua.

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth



Comentários

  1. verdade amigo... peça sabedoria mais pede tambem o entendimento, para vc saber usar a sabedoria que DEUS te deu, não adianta ser sabio e não entender nada, se não só vai arrumar confusão,DEUS não confundi ninguem ele não é homem de confusão, cuidado com que pede porque aquilo que pedires teras..mas se prepare primeiro pede a direçao de DEUS, para que o amanhã não se arrependi. abraços a todos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa definição sobre o que é ser sábio. DEUS continue o abençoando e usando a sua vida, pastor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...