Até aqui nos ajudou o SENHOR

Mensagem do dia 05/06/2011 (Domingo /noite)
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR” (1Samuel 7.12).

Introdução:
Dentre muitas capacidades, o ser humano tem uma que é incrível: Se esquecer das bênçãos de Deus e das obras realizadas por ELE em sua vida. Isso fica mais evidente quando surgem novos desafios, novas dificuldades, novos problemas, pois o que ouvimos é choro, reclamação e o que vemos são pessoas desanimadas e desencorajadas ao invés de olhar para o passado e se sentirem estimuladas para sair vitoriosas de tais situações.

Friedrich Nietzsche (filosofo ateu – engraçado que seus avós eram pastores) disse certa vez: “Os cristãos, se fossem realmente remidos, deviam parecer mais alegres”.

O que Nietzsche disse nos faz pensar: Um ateu lembrando que o cristão deveria viver com mais alegria por ter a salvação. Será que estamos demonstrando a alegria da Salvação? Vamos pensar em nosso texto (1Samuel 7.12)... O que podemos aprender?

PARA PENSARMOS: Por que, logo após uma vitória na batalha, Samuel escolheu uma pedra, colocou-a entre Mispa e Sem e a chamou de "Ebenézer"?

Explicação: Ebenézer foi o nome que o profeta Samuel deu ao monumento que erigiu como marco da vitória concedida por Deus aos israelitas frente aos filisteus. O significado literal de ebenézer é “PEDRA DE AJUDA”.

  • Quais eram os SIGNIFICADOS deste ato?

1º SIGNIFICADO: Aquela pedra era um MARCO DE VITÓRIA.

Depois que Samuel levantou aquela pedra, todas as vezes que as pessoas passavam por aquele lugar, ao olhar para ela, lembravam-se que foi ali que os filisteus foram definitivamente derrotados nos tempos de Samuel: "... e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel" (v. 13).

"Marco de vitória" é como um título de campeão de um torneio esportivo que, uma vez conquistado, nunca mais pode ser tomado e todas as vezes que for olhado para o troféu, medalha, a vitória sempre será lembrada.

“Marco de vitória” são registros de conquistas que só nos foram possíveis mediante a graça de Deus, tais como um diploma importante conquistado, um imóvel registrado, um carro quitado ou comprado à vista, um casamento realizado, um filho que nasceu, uma viagem missionária, uma missão realizada, uma ajuda relevante ao próximo, uma pessoa resgatada, uma vida libertada etc.

O aposto Paulo diz que: “Com Cristo, em todas as coisas somos mais que vencedores” (Rm 8.37)

Deus não se arrepende das bênçãos que Ele nos dá e ELE deseja nos abençoar ainda mais. Portanto:
  • Estabeleça seus "marcos das vitórias" de tal modo que ao olhar para trás você vai se lembrar e se alegrar ao constatar que há em sua história grandes bênçãos conquistadas, grandes avanços e grandes obras realizadas que nunca mais podem ser desfeitas.
.
Mas não se esqueça também que...  

2º SIGNIFICADO: Aquela pedra era um ALTAR DE GRATIDÃO.

Ao passar por aquele lugar, as pessoas também iriam se lembrar que foi Deus quem derrotou os filisteus, com seus raios e trovões (1Sm 7.10). Nosso Deus é grandioso e não economiza Seu poder em favor do Seu povo. E conosco não é diferente.

Só este fato já deveria ser um motivo para que o povo sentisse gratidão, mas a gratidão não é algo tão fácil para o ser humano, alias muitas pessoas vivem reclamando da vida (e até de Deus), pois se esquecem facilmente o quanto o Senhor tem feito por elas e muitas vezes se tornam amargas e insatisfeitas, nada está bom e ainda dizem que Deus se esqueceu dela.

Você deve ter um coração grato. Registre as bênçãos num "Diário de Bênçãos". Levante (em sua memória e coração) um "altar de gratidão", para se lembrar das bênçãos que lhe foram dadas por Deus, para jamais se esquecer de tudo o que Ele tem feito por você, como ensina o hino:

"Conta as bênçãos, conta quantas são, Recebidas da divina mão, Uma a uma, dize-as de uma vez, Has de ver, surpreso, quanto Deus já fez”. CC 329

E assim você poderá ver que...

3º SIGNIFICADO: Aquela pedra era um TRAMPOLIM DE FÉ.

Ao olhar para aquela pedra, o povo de Israel podia crer que o Deus que os havia livrado dos inimigos nos dias de Samuel podia também livrá-lo em seus dias.

Hebreus 13.8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”.

Não se intimide pelos desafios que possam surgir. Ao olhar as suas conquistas e avanços, seu coração tende a crer ainda mais no poder de Deus. Esse é o efeito que o testemunho causa nos ouvintes: instila fé em seus corações. As nossas experiências com Deus no passado são "trampolins de fé", e assim podemos nos lançar nos braços de Deus, confiando nele de todo o nosso coração, como crianças que se jogam nos braços do pai.

Repita sempre os seus testemunhos pessoais das bênçãos, conquistas, avanços que o Senhor operou em sua história e das manifestações do poder de Deus em sua vida, pois além de estimular a fé em seus ouvintes, você também terá a sua fé renovada e fortalecida. E estará em condições de experimentar ainda mais o agir de Deus daqui para frente, vivendo "de fé em fé".

CONCLUSÃO:
Jamais devemos nos esquecer das bênçãos de Deus. Ao garantir a memória das vitórias que Deus nos dá, estamos construindo MARCOS DE VITÓRIA, ALTARES DE GRATIDÃO e TRAMPOLINS PARA A NOSSA FÉ, de onde poderemos nos lançar para desafios ainda maiores.

Por isso podemos dizer: Até aqui nos ajudou o Senhor, e nós não vamos nos esquecer disso!

Que o Senhor nos dê ainda maiores vitórias. Ele é a nossa Pedra de Ajuda! Ebenézer!

Deus seja louvado!

No amor de Cristo,

Pr Paulo Berberth

Comentários

  1. Muito boa essa mensagem, realmente você 'registrar' as bençãos que o Senhor fez por ti é otimo, para que nossa memória não venha a falhar, e que todas as outras bençãos possam servir de combustivel de estimulo em momentos em que a pessoa possa estar pensando que foi esquecida, ou algum outro pensamento desse tipo que o satanás busca plantar em nós.

    Que Deus seja louvado!

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. mensagem muito boa eu sempre quis saber uma explanaçao melhor dedessa palavra.

    ResponderExcluir
  3. A gratidão agrada o coração de Deus e abre portas para novas bênçãos!
    Excelente mensagem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...