sábado, 7 de maio de 2011

Uma Mulher Virtuosa em Casa

Minhas AMADAS E PRECIOSAS mulheres virtuosas: mãe Marta e irmã Gisele
Mensagem para o dia 08/05/2011 (Dom /noite) 
Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Introdução

Inicio a mensagem dizendo: que a mulher é a melhor, é a mais bela e admirável criação de nosso Deus e elas merecem todo nosso Amor e carinho. Não é a toa que no segundo domingo de maio é reservado para comemoração do dia das mães. Tradicionalmente, nesta data, recordamos desta bênção divina, que é a mãe. Infelizmente, a data se tornou (como outras datas) mais um motivo comercial com forte apelo emocional. Mas é uma data a ser vista com muito carinho. É verdade que não precisamos de um dia especial para lembrar de nossa mãe, mas é com justiça um dia especial, reservado para aquela que marca a nossa vida. É quando nos lembramos daquela que nos gerou, que nos amamentou, que cuidou de nós, que nos orientou na vida, dando de si para nosso bem-estar.  É impossível não me lembrar da minha mãe, este é o primeiro ano em 29 anos que passarei longe dela, a saudade é grande e o coração fica apertado, por isso escolhi refletir juntamente com os irmãos sobre a Mulher Virtuosa de Provérbios 31, será que esta mulher existe nos dias de hoje? Falarei do ponto de vista de um filho que possui Uma Mulher Virtuosa em Casa.

  1. Os conselhos da Mãe Virtuosa (vv. 1-9)
A mulher de provérbios 31 não é mãe de um filho qualquer, ela é mãe do Rei Lemuel (vv.1-2). Mulher sábia e de entendimento, mas o que ela ensina? Ela ensina que existem dois caminhos: o BOM e o MAL (v. 3-9):


  1. Ela instrui sobre o caminho MAL (vv. 3-7):

·         As más escolhas e as más companhias destroem vidas (v. 3) “A Mãe Alerta sobre os perigos”. A escolha do Cônjuge e de Amigos é importante. A mãe sempre se preocupa com isso. Ela dá opinião. Ela Observa. Ela quer Aprovar. Ela cuida. O apóstolo Paulo escreve em 1Coríntios 15.33 que: as más companhias corrompem os bons costumes”. Alguns não são amigos de verdade, assim como também a pessoa com quem queremos namorar e nos casar, pode ser uma furada, por isso é importante escolher bem para não nos arrependermos no futuro. A Mãe sempre está ligada.

·         Os maus hábitos levam aos caminhos tortos. Geram decisões erradas e injustas (4-7). A mãe sempre está de olho em nosso comportamento. O problema do rei Lemuel era a bebida, pelo jeito.  Ela ensina que não é bom para um rei e nem para o príncipe beber, pois Eles são exemplos para o povo. O Rei precisa estar sóbrio, precisa ser sábio e a bebida poderia destruir seu reinado.

“Há um caminho que ao homem parece direito,mas o fim dele conduz à morte” (Provérbios 14.12).

Consequência da bebida – O rei não pode beber porque ele esquece da lei e dos direitos das pessoas – não terá sabedoria, perderá o sentido e julgará as causas erradamente. Há outros Vícios hoje em dia = não apenas bebidas, mas todos tipos de drogas, cigarros etc...  Penso que talvez para a mãe, este seja um dos seus Maiores temores. Ver o filho no mau caminho. Isso é Triste! Nenhuma mãe deseja passar por isso.

2.      Ela instrui sobre o caminho BOM (vv. 8-9)

Ela Ensina Bons Valores: Fale apenas coisas Edificantes e Sábias. Ame o próximo. Seja bondoso e generoso. Seja Justo e Reto. Faça o bem a todos. Proteja os direitos dos pobres e necessitados. Desde Criança as mães ensinam a dividir os alimentos, os brinquedos, tratar bem os amiguinhos. Ensinam a Justiça, “ninguém é melhor que ninguém” – Ensinam a Humildade, ser servo sempre.

O apóstolo Paulo reafirma este valor em Filipenses 2.3-4: 3 Nada façais por contenda (egoísmo) ou por vanglória (vaidade), mas com humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4  não olhe cada um somente para o que é seu, mas também para o que é dos outros”.

[ Quantas vezes eu deixei de ouvir minha mãe e quebrei a cara!
[ Filhos, ouçam as instruções de suas mães.
[ Mães, obrigado por ensinar a vontade de Deus para seus filhos.

Vimos o perfil da Mãe agora...
   II.            O caráter da Mãe e Esposa Virtuosa (vv. 10-31)

A.     A mulher Virtuosa e Seu Valor (vv. 10, 25, 26)

v. 10: “Ela é mais preciosa do que os rubis ou qualquer outra pedra preciosa”.
ELA não tem preço! É Valiosa!

v. 25: “A força e a dignidade são os seus vestidos, não se preocupa com o futuro”.
Ela é forte, respeitada e não tem medo do futuro – é segura porque independente das situações sempre está presente. Ela não muda. Ela confia em Deus.

v. 26: “Ela possui Sabedoria e ensina a benevolência”.
“Suas palavras de instruções são sábias e boas”


B.     A mulher Virtuosa e Suas Obras (vv. 13-22, 24, 27)

1.      Suas Obras Com sua Família

F Ela provê roupas apropriadas (vv.13, 21, 22)
Não é preguiçosa. Encontra lã e linho e tece vestimentas – ela tem habilidades. Quando faz muito frio não se preocupa, pois sua família já está agasalhada.

F Ela planeja a refeição e o seu dia (vv.14-15)
Traz comida de longe e levanta antes do amanhecer para preparar o café da manhã. Todos os dias! Muitas vezes, Até doente! Essa é a mulher virtuosa, Abnegada e dedicada.

F Ela é incansável em seu trabalho (vv.17-19 e 27)
É esforçada e muito trabalhadora; sabe que os negócios vão bem e trabalha até tarde. Ela não é preguiçosa. Está sempre cuidando de sua família.

2.      Suas Obras Com o Dinheiro do lar (vv.16, 24)
F Ela vende e compra sabiamente. Planta uma vinha com seus ganhos (v.16) Ela faz e vende cintas e roupas de lindo (v.24) Ela sempre ajuda o marido com o sustento do lar.

3.      Suas Obras Com os necessitados (v. 20)
Ela estende seus braços ao pobre e necessitado. Ela é generosa e ajuda os necessitados.


C.     A mulher Virtuosa e Suas Testemunhas (vv. 11-12, 23, 28, 29, 31).

1.      Seu Marido

1.      Ele Confia plenamente nela (v. 11)

2.      Ele Sabe que ela o ajuda (v. 12)  “Ela lhe faz bem, e não mal – todos os dias de sua vida”.

3.      Ele é respeitado entre os anciãos da cidade (v. 23) “É irrepreensível diante das pessoas”

4.      Ele sempre a Elogia (v. 28b -29) “Sabe que tem o maior de todos os tesouros em casa”.

2.      Seus Filhos (v. 28a)
A respeitam e admiram, por isso falam bem dela - “seus filhos a chamam de bem-aventurada”.

D.    A mulher Virtuosa, Sua adoração a Deus e vida são Admiráveis (vv. 30 - 31)

v. 30: “A formosura é ilusão e a beleza acaba, mas Ela Teme e reverencia o Senhor, por isso será sempre elogiada (glorificada, admirada)”.

v. 31: “Dêem a ela o que merece por tudo o que faz e que seja elogiada por todos”

F Mães e Futuras Mamães busquem sempre ser (sei que muitas já são) como a Mulher virtuosa de Provérbios 31.

F Maridos, filhos e filhas, vocês querem a mulher virtuosa de Provérbios 31 em casa? Então Sejam como o Varão do Salmo 1.

“... que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido...”.

 “E a respeitem, a Admirem, não apenas pelo o que ela faz, mas principalmente pelo o que ela é, e representa em sua vida”.

“Mães! Obrigado por cumprirem em nossas vidas Gn 12.3: “Sê tu uma benção”

Oração final:

[ Agradecendo a Deus pela vida, empenho e dedicação das mães e esposas.

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth