GPS – Guiados pelo Senhor


5 Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. 6 Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo”.
(Provérbios 3.5-6 BLH).

Na viagem de minha cidade (Sumaré-SP), até aqui (Campo Mourão – PR), foram quase 800km rodados. Eu vim com um amigo, o Kleber (a Igreja o conheceu) e utilizamos na viagem um aparelho conhecido por GPS (É uma sigla em inglês que significa: “Sistema de Posicionamento Global”) é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, ou seja, mostra onde está localizado o veículo.

Atualmente é muito comum encontrar este sistema em automóveis exatamente para localizar endereços e indicar rotas. Para usá-lo, basta indicar o seu destino e o GPS fornece instruções visuais (mapas e rotas) e em áudio (a mulherzinha diz: “vire a direita, vire a esquerda...”), e nos conduz até o destino. O mais incrível é que o GPS se comunica com um satélite que está a milhares de quilômetros, que define a localização do usuário e o guia para onde ele deseja ir.

Refletindo sobre isso, eu percebi que somos carentes da direção do Altíssimo. O mais interessante é que a nossa vida tem se tornado tão complexa que até mesmo as decisões simples do dia a dia, se transformam em decisões difíceis. Complicamos o que era para ser fácil. Todos nós tomamos decisões e todas elas são importantes para nossas vidas, umas mais sérias que outras, todavia, temos a tendência de tomar decisões erradas, pois quando o assunto é a tomada de decisões, errar é mais fácil do imaginamos.

Será que há um guia seguro para a tomada de decisões ou eu tenho que viver o tempo todo me arriscando nelas?


É verdade que também aprendemos através do erro, porém, como filhos de Deus, não precisamos viver tomando decisões no escuro. O que DEUS confirma no claro, não duvide no escuro. É bem verdade que tem gente que parece gostar de aprender tudo pelo método mais difícil, no entanto, eu penso que podemos poupar a nós mesmos e aos outros de problemas. Fazer boas escolhas é uma opção que temos.

Se você quer receber orientação de Deus para a sua vida é preciso, como diz o texto (v.5): “Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência”.

Costumamos dizer que DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS, não é? Será que cremos piamente nestas palavras? Deus falou através do profeta Jeremias as seguintes palavras:  

23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; 24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR” (Jeremias 9.23-24).

Não confie em você mesmo. É preciso confiar Nele. SOMENTE em Deus nós temos direção a qualquer hora do dia ou da noite, ou em qualquer momento e para todos os assuntos que você imaginar. TEMOS o nosso GPS (A Bíblia) que é a Palavra de Deus. Orientação para o viver. E devemos reconhecer que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Isso sim é direção segura, confiável, Obedecendo ela não erraremos o caminho.

Por isso, Temos a orientação no (v.6): “... Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo”.

O homem sem Deus, não anda por caminhos seguros.

Jeremias 10.23: “Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos”.

Provérbios 16.1: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do SENHOR”.

Provérbios 14.12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”.

Jeremias 17.9-10: 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? [no versículo 10 vem a resposta] 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.

Portanto, tudo o que nós precisamos é de um coração humilde e disposto a seguir o que Deus nos ensina em Sua Palavra. São inúmeras as vezes que Ela tem me orientado e nos mais variados assuntos (a Bíblia tem resposta para todas as coisas): casamento, filhos, trabalho, finanças, saúde, ministério, etc.

Eu não sei o que você está prestes a decidir, mas eu sei de uma coisa: que é melhor confiar em Deus e não tomar decisões por conta própria.

Como fizemos eu e meu amigo Kleber, utilizamos um GPS. E em nossa vida, o GPS significa: Guiados Pelo Senhor.

Obedecer a instrução de Deus é a garantia de que vamos tomar a decisão certa. É a garantia de que iremos chegar onde Deus deseja. É a garantia de que estamos dentro de SUA rota. É a garantia de que estaremos no centro de sua vontade. Amém!

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

*Mensagem dia 01/05/2011 (Dom /noite) – Igreja Batista Aeroporto de Campo Mourão

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...