Atalaias de Deus


“Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo” (Joel 2.1)

O livro de Joel é maravilhoso (assim como toda a BÍBLIA, claro!), mas nesses dias estive estudando ele e queria compartilhar algumas coisas com vocês, meus amados leitores. Então, vamos primeiramente ao contexto do livro: O nome Joel significa: “o Senhor é Deus”. O tema do livro poderia ser: “O Dia do Senhor vem”. Esta era a mensagem de Joel: Juízo, Arrependimento e Restauração. É importante destacar o pano de fundo de sua mensagem, ou seja, em qual situação veio a Palavra do Senhor a Joel?

Suas profecias tiveram como pano de fundo uma catástrofe que assolou Jerusalém – uma praga de gafanhotos. Tais acontecimentos serviram como advertência de uma nova e maior calamidade que afetaria a todos no futuro: o Dia do Senhor (2.1-11). Mas ainda havia tempo para o arrependimento (2.12-17). Se isso acontecesse, Deus poderia restaurar a terra e o povo saberia que Deus estava presente em Israel e que só ELE é Deus (2.27). Após o arrependimento, um grande derramamento do Espírito de Deus traria uma renovação maravilhosa antes do “grande e temível Dia do Senhor” (2.31). E todos os que invocarem o nome do Senhor serão salvos (2.32). O monte Sião e Jerusalém serão o palco desse grande livramento (2.27).

Não se trata de uma explicação alegórica, nem uma visão apocalíptica (embora exista também essa conotação); as evidências apontam para um ataque real e avassalador do mais temível batalhão da antiguidade – “o exército de gafanhotos” (2.7-10). Os enxames de gafanhotos surgiam inexplicavelmente aos bilhões, escurecendo os céus com uma medonha e ensurdecedora nuvem alada, voando a mais de 50 metros de altura. Quando pousavam, a terra ficava arrasada; devoravam as lavouras, as pastagens, os pomares, as hortaliças, os jardins e não perdoavam nem as roupas nos varais, artesanatos domésticos e tudo mais que encontravam pela frente (1.4-7), ele relata: O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor (1.4).

Por isso Joel convoca o povo para jejuarem e orarem (1.14). E vem seu alerta: “Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo”. E disse ainda: “Sim, grande é o dia do Senhor e mui terrível! Quem poderá suportar?” (2.11).

Joel o Atalaia do Senhor. Os atalaias em suas torres de vigia tocavam as trombetas a fim de alertar o povo de uma localidade quanto a aproximação de algum exercito inimigo. O “atalaia” Joel, anunciou com voz de trombeta: “Vem aí algo pior que os gafanhotos... vem aí o Dia do Senhor”. Imaginem o impacto que tal advertência deve ter causado na mente e coração de seus contemporâneos! A iminência do juízo de Deus nos leva a presenciar atônitos a dois extremos da tolice: de um lado aqueles que estavam de coração petrificado, alheios às advertências do SENHOR; de outro lado estão os promotores da histeria religiosa em busca de caminhos fáceis para escapar do juízo. Mas não tem jeito, toda a humanidade enfrentará este dia, o Dia do Senhor.

O povo em sua hipocrisia religiosa, pensavam que conquistaria misericórdia divina rasgando suas vestes e lançando cinzas sobre a cabeça, mas Joel enxerga uma outra saída; provavelmente a única “arma capaz de protegê-los nesta difícil situação: o Arrependimento e a Confissão”. 2 Assim diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.  13 Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (2.12-13).  

Deus não se agrada de religiosidade. Jerusalém orgulhava-se por sediar a religião judaica, mas com o tempo essa fé tornou-se inócua e o que era sagrado tornou-se profano. Deus já não se agradava dos holocaustos e das ofertas rotineiras desprovidas de sinceridade e pureza. “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros”. (1 Samuel 15.22)   

O coração dos ofertantes tornara-se reprovável aos olhos do Senhor e a repreensão veio pelos gafanhotos, retirando-lhes a possibilidade de ofertar e de exercitar a religiosidade que tanto gostavam. O profeta Joel procurou animar o povo: “renovem suas esperanças... arrependam-se... e haverá restauração na proporção das bênçãos que tínhamos outrora” (2.18-27). E “todo aquele que invocar o nome do Senhor será Salvo” (3.32). Você pode estar se perguntando e o que essa mensagem tem haver comigo?

Responderei: Tudo!

Porque você e eu passaremos por este Dia e certamente teve um dia em que entendemos o propósito de Salvação de Deus para as nossas vidas e tomamos uma decisão por Cristo. Se você já tomou essa decisão, assim como eu já fiz, então saiba que temos uma missão muito importante; Ser ATALAIAS DE DEUS, pois o dia do Senhor vem. A mensagem é a mesma e sabemos que há muitos ainda que não se arrependeram e sofrerão no dia do Juízo. Você e eu, nós somos responsáveis para proclamar bem alto como voz de trombeta, que Jesus Virá e que ainda há tempo para o arrependimento e confissão dos pecados para a Salvação Eterna.  

Seja um “Atalaia de Deus”. Anuncie as Boas Novas de Salvação para os que perdidos estão.

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...