Ansiedade


"Não andeis ansiosos por coisa alguma; mas em tudo, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus". (Filipenses 4.6-7).

Eu relutei, mas não resisti. Preciso meditar ainda mais neste texto. E como ele fala comigo dia após dia? Tem sido meu porto seguro. Acredito que a ansiedade tem sido a maior vilã em minha vida. Mas e agora? Como superá-la? O que fazer? Quero a partir do texto bíblico acima expor algumas lições que tenho aprendido e como tal dificuldade tem sido um dos “gigantes” em minha vida. Espero que seja bênção na sua vida, compartilho, portanto, exatamente o que tenho vivido neste exato momento. Boa leitura.

Contexto da carta – O apóstolo Paulo estava preso quando escreveu esta carta. E penso que ele teria inúmeros motivos para sentir ansiedade, sentir medo e preocupação, mas ele nos exorta e mostra como devemos agir perante situações difíceis.

Quero enfatizar uma coisa: A Palavra de Deus é prática. Pois Ela sempre dará o resultado que fala que vai dar. E aqui neste texto aos filipenses acontece isso.


O apóstolo Paulo nos ensina...
I - Uma tarefa difícil – Deus deseja que você confie.
"Não andeis ansiosos por coisa alguma...” v 6

Embora em muitas passagens da Bíblia tenhamos promessas da fidelidade, de provisão e da proteção de Deus, uma das tarefas mais difíceis para os cristãos a meu ver, consiste em seguir a ordem expressa nas três palavras: "não andeis ansiosos".

É muito difícil! CONFIAR, ENTREGAR, DESCANSAR, CRER. O Salmista diz:  Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nEle, e o mais Ele fará”. (Sl 37.5). No entanto, a nossa tendência é querer resolver sozinho. Muitas vezes procedemos como pessoas que usam o elevador, mas não colocam a pesada mala no chão, preferem segurar todo o peso.  É hilário isso, pois o elevador foi construído exatamente para carregar além das pessoas, os pesos. É para facilitar a nossa vida.

Da mesma forma, simplesmente nós não nos aventuramos a entregar TODA a nossa carga de preocupações Àquele que se preocupa conosco, que deseja cuidar de nós e nos conclama na Bíblia: Não se preocupem! Há um maravilhoso convite feito pelo Mestre: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11.28).

O que aprendo com isso?
Aprendo que devo Confiar totalmente em Deus, não pela metade o texto diz: “... mas em tudo, sejam conhecidas, diante de Deus...”. Não ficar ansioso está ligado em confiar em Deus, e devemos confiar plenamente do Mestre. Portanto, Confie!

O apóstolo Paulo nos ensina...
II - Uma atitude de Humildade – Deus deseja ouvir você.
"Não andeis ansiosos por coisa alguma; mas em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça”. v. 6

"Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas" (Fp 4.6, versão A Bíblia Viva).

Sempre digo que Orar é muito mais do que falar com Deus, é reconhecer que você precisa Dele, é reconhecer a Sua Grandeza, Soberania e Majestade, é desejar ser totalmente, inteiramente, dependente Dele. O apóstolo Pedro diz: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5.7).

E a oração não deve ser de qualquer forma ela deve ser com:  “... com ações de graça”

O que pr Paulo? Agradecer? Mesmo com todas as dificuldades e problemas? Sim! Lembre-se... o apóstolo Paulo estava preso e mesmo assim agradecia. Noutra ocasião ele escreveu: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1 Tessalonicenses 5.18).

O que aprendo com isso?
Aprendo que devo orar – entregando a Deus todas as minhas necessidades, anseios, sonhos e desejos. Devo agradecer a Deus por tudo, independente das respostas de oração e crer que Deus está no controle de todas as coisas. Será que você crê nesta verdade?

O apóstolo Paulo nos ensina...
III – Um resultado não compreendido – você sentirá a Paz de Deus
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus". v 7

Eis o resultado por orar, entregar a Deus o que se passa em nosso coração. A Paz que excede todo entendimento. Afirmarei aqui uma verdade absoluta: A Paz que Jesus dá não é como a que o “mundo dá”, palavras do próprio Deus em João 14.27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Leia a letra desta música: O Nome da Paz – banda Resgate.
De que adianta estar vestido de branco.
E ter no rosto um sorriso amarelo.
Se a paz não é um estado de espírito.
Se por dentro há uma grande e interminável guerra.
A paz não é o que se encontra no mundo.
Que paz é essa que se arma prá guerra?
Aonde está o fim da destruição?
Ansiedade quer vencer o desespero do coração.
O nome da paz, foi declarado na cruz.
O nome da paz é Jesus.
Ouço a voz que diz:
A minha paz vos dou
Agora tudo vai mudar

Muito fala-se de paz. Em um mundo que deseja fazer paz através da guerra. Um mundo que pensa sentir paz, mas sabe que no intimo não a tem. Que paz é essa que exteriormente mostra-se com um sorriso amarelo, se vestem de branco, fazem passeatas carregando consigo faixas com mensagens de “paz”, no entanto,  o interior do coração está cheio de ódio e rancor? Que paz é essa?

O nome da PAZ é Jesus, não há outra fonte. Depois de Confiar, Entregar tudo a Deus, Orar, Dar graças, Agradecer, virá o resultado: PAZ E REFRIGÉRIO. “E a paz de Deus, que excede (ultrapassa) todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes (sentimentos) em Cristo Jesus".

O que aprendo com isso?
Aprendo que posso Desfrutar da Paz verdadeira e eterna QUE SÓ Deus pode dar. E você também pode. Mas para isso acontecer, Confie em Deus, Ore e agradeça por tudo. E não se esqueça: A Palavra de Deus é prática. Pois Ela sempre dará o resultado que fala que vai dar. O resultado de Confiar e Orar é a Paz que Excede todo entendimento. Se você não sente a PAZ de Deus é porque ainda não confiou plenamente.

Oração:
“Senhor, Eu confio em ti. Acalme meu coração e cumpra o teu querer em minha vida. Em nome de Jesus. Amem!”

No Amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. A ansiedade é algo, que atrapalha o agir de Deus em nós, também sou ansioso, e na Bíblia encontramos como vence-la, como o Pr. Paulo disse as palavras ditas por Apóstolo Paulo na prisão, isso é um grande exemplo pra nós; Jesus também disse sobre isso(Mt 6:25), realmente vemos como somos dependente de Deus. Um ótimo assunto Pr. Paulo.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA QUERIDO PAULO....
    OBRIGADA POR DEIXAR AO ESPIRITO DE DEUS FLUIR PELO MEIO DE VC....
    COM CERTEZA VC É UM EXEMPLO QUE DEUS USA A BOCA, AS MÂOS, A MENTE, E TUDO DE AQUELE QUE ENTREGA TUDO AO SENHOR...
    EU PRECISAVA ESTA PALAVRA...NESTE EXATO MOMENTO!...
    DEUS TE GUARDE, QUERIDO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...