Ser Cristão É Ter Desafios 3

“Procura apresentar-te APROVADO diante de Deus, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (2 Timóteo 2.15)

O nosso 1º DESAFIO é apresentar-se Aprovado diante de Deus e o 2º DESAFIO é “não ter motivos de vergonha”. O 3º e ultimo DESAFIO é Manejar bem a Palavra

“... que maneja bem a palavra da verdade”.
Acompanhe o raciocinio: Aquele que é aprovado por Deus. Aquele que não tem motivos de vergonha. MANEJA corretamente a palavra da verdade.

A Palavra é Manejar no grego é ortotoméo – Significa: Cortar uma linha reta; guiar por uma estrada reta; para ter o uso apropriado e correto. A metáfora pode ter as seguintes realidades como base e eu pensei em pelo menos três.


1) Fazer uma linha reta como o arado; para que seja plantado corretamente. Imaginem uma terra toda bagunçada, torta. Terá efeito o trabalho? Provavelmente não, pois a terra deve ser arada de maneira correta. Com os espaços adequados entre um plantio e outro, para que os frutos nasçam de forma adequada para a colheita.

2) Construir uma estrada em linha reta; Aqueles que moram aqui na minha região vão entender melhor, mas imaginem as Rodovias Anhanguera ou a Bandeirantes lotadas de curvas. Teriam a mesma eficiência de como elas são hoje? Da minha cidade, Sumaré até a capital, São Paulo, gastamos normalmente cerca de 1 hora e meia de carro sem contar o transito. Se as rodovias de acesso tivessem curvas assim como são na serra, demoraríamos cerca de umas 6 horas no mínimo para chegar em São Paulo. Mas desta forma as rodovias são projetadas, para terem eficiência.

3) Um pedreiro cortando uma pedra para colocá-la em seu lugar próprio. Não pode ser Nem maior, nem menor, se não, a pedra será inútil. É necessário calcular o tamanho exato para ter o efeito esperado.

Da mesma forma a Palavra de Deus deve ser manejada. Proponho uma outra tradução possível: “dividindo bem a palavra da verdade”. Pois o pastor Timóteo deveria apresentar a palavra de Deus de maneira correta, como se fosse preparar um jantar, escolher o cardápio, separar bem os alimentos, preparando com todo carinho, gastando tempo para que ao apresentar o prato, as pessoas possam saboreá-lo, desfrutar e saírem da mesa satisfeitos, bem alimentados. Ele é o facilitador.

Agora, Para manejar bem, você deve conhecê-la. Para conhecê-la, você deve ler e estudá-la constantemente. Gastar tempo com isso. Mas Para ensiná-la, você deve vivê-la. Pois se teu ensino não tiver vida não será relevante.

Na mesma carta Paulo continua orientando Timóteo a respeito da Palavra da verdade: (2 Tm 4.2-5) “Timóteo” 2 Prega a palavra, insiste, a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,  4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.  5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

PAULO sabia muito bem do que estava falando: Apóstolo Paulo. Um grande homem de Deus, que em certa ocasião disse: “Em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”. (At 20.24)

Por ser coerente, anos depois no final da sua vida disse: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Tm 4.7).

Ele tinha um desafio e cumpriu cabalmente. Que belo final de vida! E os demais testemunhos em relação a este homem são incríveis. Infelizmente muitos ao longo da história estão dizendo: “Acabei com o bom combate, Guardei a Carreira e Combati a Fé”.
  • Qual é o teu alvo?
  • Quais são os teus desafios?
  • O que direciona sua vida?
Ser cristão é ter desafios, propus nesses textos 3 desafios para a minha e para a sua vida.
  • O 1º DESAFIO é  “Apresentar-se Aprovado diante de Deus”
  • O 2º DESAFIO é  “Não ter motivos de vergonha
  • O 3º DESAFIO é  “Manejar bem a palavra”
Que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos ajude a superarmos nossos desafios e que todos os nossos sonhos, anseios e desejos sejam para a Honra e Glória do Teu Nome. Afinal, “Que diferença fazemos, se não fazemos diferença?”                              

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. Tremendo,
    Edificante mesmo essa série...

    "Mas Para ensiná-la, você deve vivê-la."

    Hoje muitos querem falar de Deus, vida cristã e etc, mas e "o viver o que fala"??? Gostei muito disso, um alerta muito importante! tem a ver com o não se envergonhar, com o viver realmente a palavra de Deus.

    “Que diferença fazemos, se não fazemos diferença?”

    penso muito nisso... que diferença tenho feito como cristã? e sempre busco fazer uma auto-análise e deixar Deus mostrar quando preciso mudar alguma atitude... pra fazer a diferença tem que ser diferente do mundo e ser semelhante a Cristo! Esse é o meu desejo a cada dia, mas fácil não é, acho até que esse confronto é uma das provas que Deus permite para que sejamos Aprovados...
    Fui muito edificada com essa pequena série de textos
    Que Deus te abençoe
    Bjooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...