Hoje pela manhã, assisti uma reportagem a respeito de meditação. Uma mestra indiana que veio ao Brasil para ensinar como meditar. Ela disse: “Você deve dizer para você mesmo, eu sou amado, eu sou a paz, eu sou a luz, eu sou o amor, eu sou bom, eu... eu... eu... e por aí vai...” Assim, na medida em que a pessoa vai encontrando a si mesmo, ela encontra quem realmente é, e a meditação leva a pessoa ao “nirvana” espiritual, que seria a limpeza total da mente.
Diz ela que os pensamentos negativos roubam a nossa energia, ocupam a nossa mente de tal forma que não conseguimos olhar para nós mesmo e mudar a situação tanto interiormente quanto exteriormente e assim passamos por crises e tensões.
A reportagem mostrou também que empresários do Brasil todo têm buscado este meio para conseguir equilíbrio, paz, felicidade para o mundo dos negócios e para o mundo pessoal. O lema é: “Você pode mudar o que está em volta, mudando a si mesmo”. Utilizando-se dos 4 passos para a meditação. Ela disse que meditar não é só relaxamento é criar um ambiente de paz a partir de nós mesmo. Eis os 4 passos:
- Para trás – recuar, observar, perceber o que está em sua volta.
- Para dentro – focar em quem verdadeiramente eu sou, segundo as palavras positivas acima.
- Para cima – conforme vou meditando, vou ficando mais leve e meus pensamentos vão se purificando, se esvaziando, nisso encontro a paz.
- Para fora – DOAR – é irradiar como um farol aos que estão em nossa volta estes 3 primeiros passos.
Bonito isso não é? Pena que é na verdade uma busca vã, pois gera (como eles mesmo afirmam) literalmente um grande vazio, uma paz falsa e passageira. É claro que também quero deixar pelo menos 4 princípios que a Bíblia nos ensina. Será que esta filosofia de vida está correta? Vejamos:
Primeiro: O EU jamais deve ser destacado e DEUS deve ser sempre Exaltado.
Este é o paradoxo do Evangelho, a verdadeira liberdade é viver para Cristo e a verdadeira vida é morrer com Ele. A vida está na Morte e a liberdade está na escravidão. Se meu Eu morreu, vivo sou. Sou eu um escravo, livre sou.
“Já estou Crucificado com Cristo. Portanto, não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim. E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”. (Gálatas 2.20).
Como não lembrar as palavras de João Batista: “Convém que ELE cresça e que eu diminua”. (João 3.30).
Segundo: Deus é a Fonte que gera em nós a Paz, o Amor, o Equilíbrio, a Luz, a Felicidade, a Satisfação, a vida etc...
Encontramos na Palavra de Deus declarações como: “eu dou a água viva... a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. (Jo 4.10 e 14); “Eu sou o pão da vida...” (Jo 6.35, 48); “Eu sou a Luz do mundo...” (Jo 8.12); “Eu sou a Porta das ovelhas. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem...” (Jo 10.9); “Eu dou a vida e vida com abundancia...” (Jo 10.10); “Eu sou o bom pastor...” (Jo 10.11, 14); “Eu sou a ressurreição e a Vida...” (Jo 11.25); “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6); “A paz que dou não é a que o mundo dá...” (Jo 14.27); “Eu sou a Videira... (Jo 15.1); “Deus é amor...” (1Jo 4.8, 26); “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1.8); “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida” (Ap 21.6) “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Ap. 22.13); Acredito que não é necessário dizer mais nada.
Terceiro: Independente da situação seja exterior ou interiormente, nossa confiança deve estar diretamente ligada em Deus, somente NELE e não em nós mesmo.
“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”. (Sl 37.5)
“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. (Mt 6.33)
"Não andeis ansiosos por coisa alguma; mas em tudo, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus." (Fp 4.6-7).
"lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7).
Quanto aos “pensamentos negativos” a Bíblia orienta:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Fp 4.8).
Quarto: Nossas vidas devem refletir CRISTO ao mundo.
Devemos refletir a Graça de Deus ao mundo não é à toa que os cristãos são chamados assim: “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo...” (Mt 5.13 e 14); “Embaixadores em nome de Cristo...” (2Co 5.20); “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).
Oração
“Reflitamos nessas coisas e à Luz da Palavra de Deus tiremos nossas conclusões. Em nome de Jesus. Amém”.
No amor de Cristo,
Paulo Berberth
Comentários
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth