segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Raly da Vida


O DESAFIO: 4 Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo.  5 Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas cujo peso era de cinco mil siclos de bronze.  6 Trazia caneleiras de bronze nas pernas e um dardo de bronze entre os ombros.  7 A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança, de seiscentos siclos de ferro; e diante dele ia o escudeiro.  8 Parou, clamou às tropas de Israel e disse-lhes: Para que saís, formando-vos em linha de batalha? Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça contra mim.  9 Se ele puder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então, sereis nossos servos e nos servireis.  10 Disse mais o filisteu: Hoje, afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos”. 1 Samuel 17.4-10    
OS DESAFIADOS: “Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente... Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” 1 Samuel 17.24  e 26




A LUTA: 48 Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu.  49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.  50 Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.  51 Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram”. 1 Samuel 17.48-51  


Neste final de semana alguns jovens de minha igreja, me fizeram um desafio, andar com eles de fusca. Ah.... mas não é um fusca normal. Eles cortaram o fusca e fizeram algumas adaptações, para que? Para fazer Raly com o brinquedinho deles. Eu não poderia deixar de fazer uma análise dessa experiência muito legal e claro que pensei como podemos aplicar em nossas vidas tais lições?


A princípio parecia fácil, mas não foi não. Tem que ter habilidade e atenção. Parece que não vai dar medo, no entanto dá sim. Teve uma hora que quase pedi para sair. A adrenalina é alta, assim como a diversão e as gargalhadas também. O lance é: Vencer os desafios que aparecem à nossa frente. São buracos, barrancos, subidas e descidas íngremes, muita poeira e barro etc. e tal. Quando o desafio é superado aí é só alegria e comemoração. Quando o fusca dá algum problema é tristeza e preocupação. Mas em nenhum momento houve desistência e de fato a perseverança e confiança é importante para vencer os desafios e tudo isso faz parte da “brincadeira”.

Assim também acontece em nossas vidas. Cada um de nós tem lutas particulares. Os desafios parecem gigantes, imbatíveis muitas vezes, todavia é necessário perseverança para superá-los e acima de Tudo Confiança em DEUS. Mas não podemos nos acomodar e pensar que não temos participação na vitória, Deus luta por nós e com nós. Assim como Davi venceu Golias, podemos superar os desafios gigantes em nossas vidas. Que possamos sair vitoriosos, contudo é necessário que não desfaleçamos, desistamos de lutar. Deus nos ajude para tanto.

Oração
“Senhor, como é difícil encarar os nossos medos, temores e desafios, contudo confiamos que o Senhor está à nossa frente e nos ajudará em cada batalha. Te louvamos e exaltamos por todas as vitórias que o Senhor nos deu. Peço-te que continue nos ajudando, pois sem ti nada podemos. Tu és a nossa Rocha. Em nome de Jesus. Amém”

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

7 comentários:

  1. Olha! Que da hora!!!
    Realmente uma lição para vencermos sempre
    os desafios de nossas vidas!!!
    Amei as fotos!!!
    Há, e já aproveitando para dizer que
    as atualizações do blog ficaram
    ótimas para nós leitores!!!
    deus continue a te abençoar...

    ResponderExcluir
  2. Paulinho... vc sempre inspirado nos seus textos, quem diria que uma aventura desafiante de um fim de semana, trouxe inspiração para o começo da semana rsrs, vc se inspira nos momentos mais incertos hein mocinho. Que Deus continue dando sabedoria e palavra de conhecimento, seja sempre essa pessoa bem humorada, feliz, sincera, inteligente, generosa e linda que vc é meu amigo.

    Graça e paz
    Nathaly

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!
    Paulo Berberth

    Parabéns pelo abençoado ministério e Blog!
    É um previlégio estar seguindo!

    Agradeço a sua rica e honrosa participação no meu blog! Sempre que possivel retorne outras vezes!

    Deus o Abençoe!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ai que máximo.... nem imaginu o meu pastor fazendo raly com os jovens ahashashsasas
    Seria muito engraçado!
    Admiro muito vc pastor seja sempre assim que vai sempre conquistar os corações das pessoas que ti cercam
    Amei o texto Parabéns!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. muito legal Parabéns pastor

    ResponderExcluir
  6. Davi era valente..ele sabia que quanto maior fosse seu problema ou inimigo (Golías) maior seria seu alvo e maiores as chances de conquistar a vitória.

    Uma analogia: Davi era pequeno, Golias bem grande.. então Davi tinha uma arma a pedra que pode simbolizar a fé, então a cabeça de Golías era o tamanho do problema e como seu alvo era grande não tinha como erra sua mira e assim conquistou a vitória.

    Não temais, e nem vos assusteis quando as lutas aparecerem, maior é o que está em nós!! Cristo!!.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth