Santidade do Cristão


1Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;  2 porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.  3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;  4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra5 não na paixão dos desejos da carne, como os gentios que não conhecem a Deus;  6 e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador,  7 porque Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.  8 Portanto, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo. (1 Tessalonicenses 4.1-8)

Partirei do princípio que somos SANTOS por causa da salvação que temos pela Graça de Deus e mediante a Fé na obra salvífica realizada por Jesus Cristo na Cruz. Ou seja, Deus nos Santifica, nos torna Santos. Agora eu posso ser Santo e não viver em Santidade?

Normalmente quando falamos de Santidade já nos vem à mente apalavra “Pureza” e logo em seguida pensamos na área “sexual”. No entanto Santidade não se limita nesta área apenas, pelo contrário é bem abrangente.

Viver em Santidade é a forma prática que o cristão pode demonstrar o temor e obediência ao Senhor. Todavia para Viver em Santidade requer mudança de mentalidade, produzindo frutos dessa transformação (conversão, arrependimento) é a tal Metanoia, palavra usada por Jesus em Mateus 3.8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”. Sem essa transformação de mente o viver do cristão não será evidenciado como um viver Santo.


Existe uma realidade e a pergunta é: Como está o mundo hoje e qual o seu pensamento? O apóstolo Paulo responde em 2 Coríntios 4.4 “O deus desta era cegou o entendimento dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.

Mas, Deus deseja que sejamos santos
 “...Sede santos, porque Eu sou Santo”. 1 Pedro 1.16

E há um propósito específico para isso, para que devo ser Santo?
“Para que venham se tornar puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, a qual vocês brilham como estrelas no universo” Filipenses 2.15

A sua e a minha missão é Brilhar por Jesus, é fazer a diferença no mundo. Então...
·         O que é ser Santo?
·         O que viver em Santidade?

Ser Santo e Ter Santidade não é... 
þ  CONHECIMENTO... o conhecimento não faz a pessoa ser santa e muito menos evidencia a santidade.

þ  RELIGIOSIDADE... nada mais é que ritos e isso passa muito longe de Santidade. Muitos fazem o que fazem e nem sabem o porque que fazem e qual a motivação correta.

þ  SER ESQUISITO E CHATO... Alguns pensam que ser Diferente é ser Santo, na verdade o Cristão deve fazer a Diferença e não apenas ser diferente. O diferente é apenas diferente não significa que ser diferente fará a diferença... se é que me entendem!

þ  EXPERIÊNCIAS SOBRENATURAIS... Experiências não passam de experiências, não podemos de maneira alguma colocar como padrão aos outros experiências pessoais.


þ  TER DONS ESPETACULARES... Uaaaauuuu.... como se tivessem poderes especiais e assim se sentem mais importantes do que outros. Tem muito crente pagando de super herói... dando suas profetadas... mas isso não é sinal de Santidade. A meu ver quando a ênfase da pessoa está no que ela pode fazer isso se chama vaidade. Sem falar que todo DOM é manifestado com o propósito especifico de Glorificar a Deus e Edificação do corpo de Cristo e não para vaidade individual.

þ  PERFEIÇÃO... Já ouviram falar dos super crentes? Pois é, são os fariseus desta época também conhecidos como moralistas e legalistas, nunca erram e são “POLICIA de DEUS”, aqui vai um recadinho... “Não é mais puro aquele que nunca se suja, mas é aquele que sempre se limpa”. Deus não quer sacrifícios quer um coração quebrantado, disposto a reconhecer os erros e melhorar cada vez mais.
No AT a palavra qadôsh  vAdq' significa: Sagrado, Santo, o Santo – a Santidade que vem de Deus, só pode vir Dele e de mais ninguém. Esta palavra distingue o que é Santo do Profano. O que e de Deus do que não é.

E no NT a palavra utilizada é ágios a[gioj - Santo, puro, Separado por,/ para Deus. A idéia é que: Foi por Deus Separado, PARA ser Usado Para ELE e por Ele.  O Sábado foi separado (Gn 2.3); O Templo – Arão e seus filhos foram separados para o serviço do Senhor (Ex 29.44); O povo de Israel (Ex 33.16);  E a Igreja (1Pe 2.9). Basicamente viver em santidade é viver a vontade de Deus, é viver para Deus (Gl2.20).

Além de Separação, a Santidade também trás a idéia de... Semelhança.
Quando entregamos nossas vidas para Jesus, nos tornamos Filhos de Deus. Fomos Separados e agora nos tornamos parte da Família de Deus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” João 1.12

Você...  Tem mostrado ao outros que pertence à Família de Deus?

Lembro-me que Jesus nos chama de amigos, não de servos, porém Ele diz que devemos obedecê-lo. Assim demonstraremos que somos amigos Dele. “14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.  15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. João 15.14-15

Você...  É amigo de Jesus? Obedece a Palavra de Deus? Vive em Santidade?

Oração:
“Que a Maneira de vocês viverem sempre agrade ao Senhor e O glorifique, para que vocês sempre façam pelos outros coisas boas e agradáveis, aprendendo a todo tempo a conhecer a Deus cada vez mais” (Colossenses 1.10 parafraseado). Amém!

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...