“1Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; 2 porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. 3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5 não na paixão dos desejos da carne, como os gentios que não conhecem a Deus; 6 e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, 7 porque Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. 8 Portanto, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo. (1 Tessalonicenses 4.1-8)
Partirei do princípio que somos SANTOS por causa da salvação que temos pela Graça de Deus e mediante a Fé na obra salvífica realizada por Jesus Cristo na Cruz. Ou seja, Deus nos Santifica, nos torna Santos. Agora eu posso ser Santo e não viver em Santidade?
Normalmente quando falamos de Santidade já nos vem à mente apalavra “Pureza” e logo em seguida pensamos na área “sexual”. No entanto Santidade não se limita nesta área apenas, pelo contrário é bem abrangente.
Viver em Santidade é a forma prática que o cristão pode demonstrar o temor e obediência ao Senhor. Todavia para Viver em Santidade requer mudança de mentalidade, produzindo frutos dessa transformação (conversão, arrependimento) é a tal Metanoia, palavra usada por Jesus em Mateus 3.8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”. Sem essa transformação de mente o viver do cristão não será evidenciado como um viver Santo.
Existe uma realidade e a pergunta é: Como está o mundo hoje e qual o seu pensamento? O apóstolo Paulo responde em 2 Coríntios 4.4 – “O deus desta era cegou o entendimento dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.
Mas, Deus deseja que sejamos santos
“...Sede santos, porque Eu sou Santo”. 1 Pedro 1.16
E há um propósito específico para isso, para que devo ser Santo?
“Para que venham se tornar puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, a qual vocês brilham como estrelas no universo” Filipenses 2.15
A sua e a minha missão é Brilhar por Jesus, é fazer a diferença no mundo. Então...
· O que é ser Santo?
· O que viver em Santidade?
Ser Santo e Ter Santidade não é...
þ RELIGIOSIDADE... nada mais é que ritos e isso passa muito longe de Santidade. Muitos fazem o que fazem e nem sabem o porque que fazem e qual a motivação correta.
þ SER ESQUISITO E CHATO... Alguns pensam que ser Diferente é ser Santo, na verdade o Cristão deve fazer a Diferença e não apenas ser diferente. O diferente é apenas diferente não significa que ser diferente fará a diferença... se é que me entendem!
þ EXPERIÊNCIAS SOBRENATURAIS... Experiências não passam de experiências, não podemos de maneira alguma colocar como padrão aos outros experiências pessoais.
þ TER DONS ESPETACULARES... Uaaaauuuu.... como se tivessem poderes especiais e assim se sentem mais importantes do que outros. Tem muito crente pagando de super herói... dando suas profetadas... mas isso não é sinal de Santidade. A meu ver quando a ênfase da pessoa está no que ela pode fazer isso se chama vaidade. Sem falar que todo DOM é manifestado com o propósito especifico de Glorificar a Deus e Edificação do corpo de Cristo e não para vaidade individual.
þ TER DONS ESPETACULARES... Uaaaauuuu.... como se tivessem poderes especiais e assim se sentem mais importantes do que outros. Tem muito crente pagando de super herói... dando suas profetadas... mas isso não é sinal de Santidade. A meu ver quando a ênfase da pessoa está no que ela pode fazer isso se chama vaidade. Sem falar que todo DOM é manifestado com o propósito especifico de Glorificar a Deus e Edificação do corpo de Cristo e não para vaidade individual.
þ PERFEIÇÃO... Já ouviram falar dos super crentes? Pois é, são os fariseus desta época também conhecidos como moralistas e legalistas, nunca erram e são “POLICIA de DEUS”, aqui vai um recadinho... “Não é mais puro aquele que nunca se suja, mas é aquele que sempre se limpa”. Deus não quer sacrifícios quer um coração quebrantado, disposto a reconhecer os erros e melhorar cada vez mais.
No AT a palavra qadôsh vAdq' significa: Sagrado, Santo, o Santo – a Santidade que vem de Deus, só pode vir Dele e de mais ninguém. Esta palavra distingue o que é Santo do Profano. O que e de Deus do que não é.
E no NT a palavra utilizada é ágios a[gioj - Santo, puro, Separado por,/ para Deus. A idéia é que: Foi por Deus Separado, PARA ser Usado Para ELE e por Ele. O Sábado foi separado (Gn 2.3); O Templo – Arão e seus filhos foram separados para o serviço do Senhor (Ex 29.44); O povo de Israel (Ex 33.16); E a Igreja (1Pe 2.9). Basicamente viver em santidade é viver a vontade de Deus, é viver para Deus (Gl2.20).
Além de Separação, a Santidade também trás a idéia de... Semelhança.
Quando entregamos nossas vidas para Jesus, nos tornamos Filhos de Deus. Fomos Separados e agora nos tornamos parte da Família de Deus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” João 1.12
Você... Tem mostrado ao outros que pertence à Família de Deus?
Lembro-me que Jesus nos chama de amigos, não de servos, porém Ele diz que devemos obedecê-lo. Assim demonstraremos que somos amigos Dele. “14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. João 15.14-15
Você... É amigo de Jesus? Obedece a Palavra de Deus? Vive em Santidade?
Oração:
“Que a Maneira de vocês viverem sempre agrade ao Senhor e O glorifique, para que vocês sempre façam pelos outros coisas boas e agradáveis, aprendendo a todo tempo a conhecer a Deus cada vez mais” (Colossenses 1.10 parafraseado). Amém!
No amor de Cristo,
Paulo Berberth
Comentários
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth