Luto

1O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. 2 Nasce como a flor e murcha; foge como a sombra e não permanece” Jó 14.1-2

Quem nunca perdeu uma pessoa amada? Uma pessoa pediu para escrever sobre Luto, porque é um momento pessoal que ela tem vivido e talvez você ou alguém conhecido tenha passado pela mesma situação. Agora vou confessar que não é um tema fácil, pois mexe muito comigo, perdi várias pessoas importantes como amigos, primos, primas, um irmão e meu pai. Quando meu pai morreu, senti o mundo desabar, perdi o chão, fiquei desorientado, pois o meu herói havia morrido o meu amigo e parceirão de todas as horas. Mas a grande questão é como lidar com o luto?

Respondo de maneira simples, porque nessas horas não existem palavras que sejam capazes de expressar exatamente o que gostaríamos e por mais belas que sejam, jamais serão suficientes para confortar o coração abalado pela perda de alguém querido. Então a melhor coisa é deixar o único que pode confortar o coração entrar em ação. Deus. A melhor coisa a se fazer é orar e confiar no acalento do nosso maravilhoso Jesus e então sentir que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente (sentimentos) em Cristo Jesus” Filipenses 4.7.  Não vejo outra resposta que não esteja em Deus e na sua ação.

É necessário entender que a nossa vida aqui na terra é breve em Jó 8.9 “... porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra”.  E Tiago diz: “Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”. Tiago 4.14. Mas se fomos realistas conosco mesmo, perceberemos que invertemos os conceitos e valores e “Vivemos o passageiro como se fosse eterno”.

E essa mentalidade tem prejudicado o mundo, ninguém mais deseja ir para o céu nem mesmos os crentes! Porque mesmo que na “brincadeira” dizem: “Óh... Jesus não volte agora, quero ainda casar, quero ainda ter filhos, quero ainda fazer minha faculdade e quero ainda.... quero... quero... quero... quero...” E nessas horas estão tão apegados às coisas do mundo que não conseguem muitas vezes sentir Alegria na perda. Tá eu sei que é uma coisa LOUCA isso que estou falando. Mas a lógica de Deus é outra mesmo. Já vi pessoas regozijando a morte de alguém querido, não porque morreu, mas porque está na Glória com o Senhor.

Nem tudo conseguimos entender, principalmente se tratando dos desígnios de Deus, o que nos resta é crer, confiar, entregar-se totalmente ao Senhor que tem o desejo de nos confortar e nos dar do seu maravilhoso refrigério. Não é à toa que o apóstolo Paulo escreveu coisas como:

“tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4.13)

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". (Romanos 8.28)

O curioso deste ultimo versículo é a palavra “cooperam” que no grego (língua na qual foi escrita o Novo Testamento) a palavra é synergei. É desta palavra que se originou sinergia, muito utilizada por administradores e empreendedores, principalmente por palestrantes motivacionais. Ea é formada por duas palavras sýn, juntamente com e érgon trabalho. Tem o sentido bastante apropriado para o que quero dizer, significa – cooperar, trabalhar junto, trabalhar com. Este significado é fundamental para entender o texto.

A Bíblia versão Almeida Século 21, fez uma excelente tradução deste texto, ela traduziu assim: “Sabemos que Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam, dos que são chamados segundo o seu propósito”. Noutras palavras:

“SABEMOS QUE DEUS TRABALHA JUNTAMENTE COM TODOS QUE O AMAM”.

Deus exerce a sinergia conosco. Louvado seja Deus! É por isso que TUDO que acontece, acontece para o nosso próprio bem, (Lembre-se a Vontade de Deus é Boa, Perfeita e Agradável Rm 12.2), por mais que não entendamos, podemos confiar nessa verdade. Mesmo em meio à dor da perda, Deus está ao nosso lado confortando e dando Paz.

Oração
“Pai querido somente Tu é capaz de saber o que passa no coração de quem perde uma pessoa amada e querida e somente o Senhor é capaz de Consolar e Confortar tais corações, por isso lhe peço, faça isso, nos dê a sua Paz e conforte e console nossos corações. Em nome de Jesus. Amém!”

No Amor de Cristo,

Paulo Berberth

Gostaria de sugerir algumas leituras. são textos que falam do Cuidado de Deus.

Comentários

  1. Querido Pastor Paulo,

    Quero aqui deixar meu mais profundo agradecimento por sua sensibilidade para com pessoas, que como eu estão vivenciando esse triste momento em suas vidas. Sim de fato quando as pessoas não conseguem se desapegar (o apego é diferente do amor) ah coisas e pessoas neste mundo, se torna mis doloroso a perca de um ente, o nivel de sofrimento é bem maior. Gostaruia de acrescentar uma coisa com relação ao luto, o fato de que é preciso vivencia-lo, passar por ele e suas fases, é fundamental para uma boa recuperação do estado de tristesa em que o enlutado passa, e é claro deixar Jesus no barco, por que dessa forma a tempestade vai passar.

    No amor Cristo sua irma que sente um enorme carinho por te. Viviane

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...