Tristeza


A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra”. Salmo 119.28

Quem nunca ficou triste sem motivos? Tem dias que não estamos bem, não queremos falar com ninguém e ao mesmo tempo gostaríamos de ter alguém talvez não para falar conosco, mas apenas para ficar ao nosso lado. Também tem dias que não queremos orar, não queremos ler a Bíblia e noutros que quando estamos tristes não paramos de orar e de ler a palavra de Deus. O mais interessante é que muitas vezes nem ao menos sabemos explicar esta tristeza. Num desses dias que não queremos falar aparece alguém com seus problemas para compartilhar conosco e Deus nos fortalece e ficamos satisfeitos por ajudar alguém, no entanto a nossa tristeza pode permanece ali e logo retorna.

A tristeza é um sentimento humano que expressa o desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. Tristeza é o oposto da alegria. O mais engraçado é que o assunto do meu texto anterior foi sobre alegria e agora estou escrevendo sobre tristeza, já adianto que isso não foi programado. Mas estive pensando, a tristeza causa reações físicas em vários níveis como a depressão, o choro constante, insônia, falta de apetite, angustia, desespero. É comum a tristeza ser descrita como algo amargo, como uma dor muitas vezes insuportável ou ainda como sentimento de incapacidade e até mesmo de perda e saudades. É comparada com o deserto, com tempestades e por aí vai...

Pensei também... O que a Bíblia diz sobre a tristeza? E o que podemos extrair da tristeza?

Seguir Jesus eventualmente traz sofrimento e tristeza para todo discípulo é normal por isso “resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo”. (1 Pedro 5.9). Mas ela nos edifica “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Coríntios 4.17).  No entanto podemos ter certeza de que “o choro pode durar a noite toda, mas a alegria vem pela manhã”. (Salmo 30.5).

Seja qual for a razão do choro, a fé em Jesus produz em nós a esperança de que um dia "Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima" (Apocalipse 7.17) porque o motivo da tristeza terá sumido para nunca mais voltar e dará lugar a uma alegria imensa que durará para Eternidade. Não somos daqui deste mundo, apenas estamos no mundo por isso “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Coríntios 15.19). Há coisas grandiosas preparadas por Deus para todos os seus filhos “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram,nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. (1 Coríntios 2.9).

A permanência da tristeza vai depender de como vamos enfrentá-la. O melhor de tudo é que podemos confiar em Deus e saber que quando ficamos tristes Ele nos consola e nos alegra, restaura o nosso ânimo e nos enche de esperança.

Oração
“Obrigado óh Deus por participar de minha vida em todos os momentos. Na tristeza peço-te que fortaleça-me segundo a tua palavra. Em nome de Jesus. Amém”.

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...