“... Grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres”(Salmo 126.3)
Você está feliz? Eu estou e pensei no Salmo 126 para expressar minha alegria. Este é um salmo de alegria e de pedido de colheita abençoada. Ele celebra a bênção do Deus libertador (v 3) e pede a bênção do Deus preservador (V.4) “Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe”. O povo tinha voltado do cativeiro: “Quando o SENHOR Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando”. (v.1) O ponto central é este: voltaram para casa depois de 70 anos. Que alegria! “Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres” (vv. 2-3).
Este era o seu pedido. “Ó SENHOR, faze com que prosperemos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios. Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria!” (vv. 4-5). No passado o povo teve muita abundância. No tempo de Salomão, a prata era como pedra na rua. Agora, ex-escravos, tinham uma terra arrasada e abandonada há 70 anos para cultivar. A situação era grave (Neemias 5.1-5). Eles pedem que Deus os ajude a reconstruir suas vidas. Deus deu-lhes a liberdade e agora eles precisam refazer a vida.
Boa lição: Deus liberta e cuida do seu povo. Bela figura da obra dele em Cristo, por nós. Jesus Cristo libertou-nos e nos mantém livres. Gálatas 5.1 “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão”. É justo pedirmos bênçãos a Deus e que ele complete sua obra em nós. O versículo 6 pode ser visto como uma resposta de Deus. “Podem ir, vão, mesmo que chorando, eu abençoarei e vocês voltarão cantando”. A obra seria completada. À luz de Ageu, eles desanimaram com as dificuldades, e abandonaram a construção do templo, por isso, Deus os abandonou (Ageu 1.9-11). Mas se eles se emendassem, seriam abençoados (Ageu 2.18-19). Podemos pedir, mas devemos permanecer firmes na obra de Deus. Isso não é barganha. A bênção está ligada à consagração. Não há bênção para rebeldes e os que abandonam ao Senhor.
Este era um salmo cantado nas festas anuais. A lembrança do passado servia de estímulo para pedir no presente. E o presente, lembrava o passado. Última advertência: nossas experiências vividas com Deus não podem ser esquecidas. É muito bom lembrar o que Ele nos fez. E o que ele fez deve nos estimular a continuar firmes na fé. O Deus que tem cuidado de nossa vida espiritual e material continuará a cuidar. E seja Ele louvado por isto.
Faça um exercício agora. Olhe o presente perceba as bênçãos de Deus. Olhe para o passado recorde as experiências que viveu com Deus assim, poderá dizer: “... Grandes coisas fez o SENHOR por mim; por isso, estou alegre”
Oração
“Senhor, quero agradecer-te primeiramente pela salvação, pela vida eterna e vida que tenho hoje em TI, pela liberdade que somente tu podes dar e também por tantas bênçãos e alegrias proporcionadas no passado e hoje, a Tua palavra diz que mesmo com dificuldades voltaremos com cânticos em nossos lábios, veremos os resultados do nosso esforço e dedicação. Obrigado, porque grandes coisas tem feito o SENHOR por mim; por isso, estou alegre. Agradeço-TE em nome de Jesus Cristo. Amém”.
No amor de Cristo,
Paulo Berberth
haa isso é verdadee
ResponderExcluir-Simplismentee Deus é boom em todo tempo Deus é boom !
Linda confiança em Deus parabéns amado. abraço de paz.
ResponderExcluir