Santificação VI

(Benignidade e Bondade)

“Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou generoso?” Mateus 20.13-15

Os próximos frutos do Espírito Santo são Benignidade e a Bondade. Destacarei os dois frutos juntos, pois no português as duas palavras se confundem, até mesmo são usadas como sinônimos. No entanto, o apóstolo Paulo não descreveria os frutos do Espírito Santo repetindo um mesmo fruto. Observando o texto, percebo que suas palavras na verdade se completam, ou seja, no contexto Benignidade e Bondade se completam e não possuem o mesmo sentido, embora sejam parecidos. Vamos então estudar o significado e como o cristão deve deixar tais frutos se desenvolverem em suas vidas.

Benignidade a palavra utilizada por Paulo é chrestótes. A Bíblia NTLH traduziu como “delicadeza”. E a NVI como “amabilidade”. Eu particularmente não gostei muito, não que esteja errado, mas neste sentido – Refere-se a uma disposição gentil e bondosa para com os outros, aí se confundiria com bondade. Como dizia um professor meu do Seminário, o Pr Natanael: “É isso, mas não somente isso, é mais que isso”. Explicarei.

Chrestótes vem da palavra chrestós que significa útil, digno, bom. Aquele que é moralmente bom, respeitável. A palavra Chrestótes também pode ser traduzida por “retidão”. Assim tem o sentido exato do que significa – “Aquele que faz o que é certo, correto, justo e reto, aquele que age com retidão”. Como na parábola dos trabalhadores (Mateus 20.1-16).

Um proprietário saiu de madrugada para contratar os trabalhadores para a sua vinha. Ele combinou com os trabalhadores o salário de um denário por dia (Um denário era o pagamento por um dia de trabalho braçal). E ele fez isso 4 vezes durante o dia e todos os trabalhadores receberam um denário. Quando os primeiros vieram pensaram que receberiam mais, por terem trabalhado o dia inteiro e queixaram-se ao proprietário dizendo que os últimos trabalharam menos que eles. E o proprietário respondeu: “não te faço injustiça, não combinamos 1 denário?”. O proprietário agiu com retidão, ele foi justo, pois cumpriu o que havia combinado. Se olhássemos para este proprietário poderíamos dizer que ele é um homem benigno, que tem uma boa moral, é um homem reto e não trapaceiro. Assim temos que agir.


Bondade o dicionário da língua português diz que é a qualidade do que é bom; benevolência; inclinação para o bem. A palavra utilizada pelo apóstolo Paulo é agathosyne deriva da palavra agathós e significa bom, benefício, generosidade. Aquele que é benevolente, benfeitor, justo, generoso. Seus atos beneficiam os outros e não a si mesmo.

Nesta mesma parábola o proprietário faz uma pergunta no v. 15 “Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou generoso?” É a mesma palavra agathós, “generoso”.

A meu ver, aprendemos que nesta parábola o proprietário demonstrou os dois frutos que nós devemos demonstrar. Ele foi Benigno, foi reto e justo com todos de acordo com o que combinou. E foi Bondoso para os que trabalharam menos, pois mesmo tendo trabalhado menos ele desejou pagá-los como se tivessem trabalhado o dia todo, ele pensou no benefício dos trabalhadores. Afinal de contas eles passaram o dia todo esperando por trabalho. Lindo isso! Eis a nossa missão...

Oração.
“Senhor nos ajude a desenvolver a Benignidade e a Bondade em nossas vidas, que nosso caráter reflita estes dois frutos. Em nome de Jesus Cristo. Amém”

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. Que possamos viver em santidade, sem a qual não veremos a Deus! Gostei muito da série santidade.
    Deus te abençoe Paulinho

    Teresa Cintra

    ResponderExcluir
  2. Olá irmao q a paz esteja convosco,
    muito boa esta serie e é sim pedindo a Deus q Ele dara para nós estes frutos porque na verdade sao coisas que infelizmente tem faltado no meio de muitos servos de Deus!!!Parabens pela boa explicaçao.Que o senhor continue te abençoando hoje e sempre.

    Isabela Sabina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...