Pensou, está no coração!



“Guarda com toda a diligencia teu coração, porque dele procedem às fontes da vida”
Outra versão: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos pensamentos” (NTLH) Provérbios 4.23

Jesus nos ensinou uma valiosa lição quando reinterpretou a lei de Moisés, Ele usava as expressões: “Ouvistes que foi dito aos antigos... Eu porém vos digo...”. No evangelho de Mateus aparecem 8 vezes. Por exemplo, a lei proibia matar: “Não matarás” (Ex 20.13). Jesus, porem disse: “... todo aquele que se encolerizar (irar) contra seu irmão, será réu de juízo; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.” (Mt 5.22). A Lei dizia: “Não Adulterarás” (Ex 20.14). Jesus, porém, disse: “...qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela”. (Mt 5.28). E assim seguem os outros exemplos.


Se a lei mosaica proibia o assassinato, Jesus proibiu o ódio. É o ódio que produz o assassinato. Se a lei proibia o adultério, Jesus proibiu a intenção impura (desejar). Pois é o desejo que produz o adultério. O Senhor Jesus não proibiu apenas o ato, foi mais fundo, foi às intenções. E onde estão as intenções? No coração, é claro! Sua exortação é uma exigência para a pureza moral do coração. É o pensamento que gera o ato. “A boca fala do que o coração está cheio”. (Mt 12.34)

Posso não matar uma pessoa, com receio das conseqüências, com medo da reputação, com medo de perder a minha liberdade, mas se odeio tal pessoa com todas as minhas forças, pergunto: Que virtude houve? Nenhuma! Neste caso, posso não ter feito o mal literalmente falando (matar) simplesmente por medo e não por amor ao bem e ao que é correto diante de Deus. Neste caso, seria assassino? Sim sou!

O apóstolo João entendeu perfeitamente isso ele escreveu: “Aquele que odeia seu irmão é assassino” 1Jo 3.15a. Pergunto outra vez: Que virtude houve? Não mato fisicamente, mato a pessoa em meu coração. Meus pensamentos determinam minhas ações. Encha-se de lixo e tudo que produzirá será... Lixo!

“Semeias um pensamento, colhes um ato.
Semeias um ato, colhes um hábito.
Semeias um hábito, colhes um caráter.
Semeias um caráter, colhes um destino”.

Guardemos nossos corações e o examinemos diante de Deus com sinceridade, não permitamos que o orgulho tente camuflar nosso verdadeiro pensamento, até porque Deus nos conhece perfeitamente. Pensemos naquilo que pensamos, assim pensaremos no que realmente estamos pensando. Pense nos teus pensamentos, pense no que está dentro do coração, examine a sua vida, seu padrão de julgamento alheio, avalie seu amor ao próximo. Quer uma dica? Leia....

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Filipenses 4.8)

No amor de Cristo,


Paulo Berberth

Comentários

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...