Arrependimento



“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1.9)

O pecado nos faz tão mal que podemos perder o verdadeiro conceito do arrependimento. Cabe aqui então, uma pequena explicação:

1. Há um primeiro arrependimento dos pecados referindo-se a condenação eterna que todos os homens herdaram (Rm 3.23-24) por causa do pecado original em Adão. Mas a salvação acontece através da Graça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo. Romanos 6.23 “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Tito 2.11-13 “11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, 13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”. Ou seja, a pessoa que ainda não é salva por Cristo, precisa arrepender-se dos pecados, confessá-los e crê em teu coração que Jesus Cristo morreu por ela e que agora ela deve viver para Cristo e não mais para o mundo (Leia os textos de: Mateus 3.1-2, 11; Lucas 24.46-47; Atos 2.38; Atos 17.30; Romanos 10.9-10; Lucas 19.10; João 3.14-17; Romanos 5.8-11; Romanos 6.23; Hebreus 9.28; Gálatas 2.20). [Sugiro que leia depois o texto
http://pauloberberth.blogspot.com/2009/12/tudo-novo.html).

2. Depois que a pessoa se converte, continua pecadora, porém agora sem a condenação eterna como o apóstolo Paulo afirma em Romanos 8.1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo”, porque confessaram Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, no entanto lutaram até sua morte física ou a volta de Cristo para viverem uma vida reta, santa diante de Deus e dos homens. É sobre este arrependimento de pecado (após a conversão) que eu quero destacar.

Primeiro uma pincelada sobe o pecado, eis aí uma boa definição da ação do pecado em nossas vidas: "O PECADO sempre nos leva além de onde pensávamos Ir; nos mantém mais tempo do que pensávamos Ficar; e nos custa mais do que pensávamos Pagar"

Em Tiago 1.13-15 diz: “Cada um, porém, é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”. Concupiscência é um desses termos que lemos, repetimos e muitas vezes desconhecemos. Significa “desejo intenso”, “desejo ardente”, ou simplesmente “desejos da carne”. Não é algo momentâneo. Surge depois de acalentado, depois de ser alimentado. Esse desejo, sendo muito forte e permitido e estimulado, impele-nos para o pecado. Somos atraídos. O termo “engodado” é de pescaria. Seu sentido era facilmente identificado por pescadores. Do grego Deleazómenos. Trata-se da isca que o pescador utiliza para encobrir o anzol e atrair o peixe. É bonita, atraente, mas por baixo dela está a morte. Assim também é com o pecado. Ele nunca se apresenta feio e destruidor, mas sempre agradável e bom. Somos, então, engodados e levados para o mal.

A Concupiscência é a mãe do pecado. Por isso que quando caímos, “dá à luz o pecado” e assim como o peixe "morre" ao ser fisgado pelo anzol que o atraiu e o seduziu, o pecado uma vez consumado, "gera a morte". Cabe novamente a definição acima: "O PECADO sempre nos leva além de onde pensávamos Ir; nos mantém mais tempo do que pensávamos Ficar; e nos custa mais do que pensávamos Pagar".

Bom, já entendemos a questão do pecado, como caímos e como ele age em nossas vidas. Agora quero destacar algumas implicações sobre o arrependimento. Tenho percebido que as conseqüências do pecado, pode nos levar ao erro de não entendermos o verdadeiro significado de arrependimento e isso é muito perigoso. Sabemos que não existe classificação de pecados, pecado é pecado. Porém as conseqüências de cada pecado são diferentes, porque elas atingem vários níveis e causam destruições diferentes.

O que eu quero enfatizar é que o arrependimento, a tristeza deve ser por causa do pecado e não por causa das conseqüências do pecado. Isso deve ficar bem claro na cabeça do cristão. O que tem acontecido é que as pessoas ao caírem em pecado, olham apenas as conseqüências. Olham o que elas podem perder, ou o que já perderam. Olham a vergonha, a decepção e o descrédito que terá com os humanos. No entanto, o pecado afeta diretamente a comunhão com Deus, Deus se entristece muito quando pecamos, embora nos entenda, perdoa e nos purifica de todos os pecados, isso quando de fato nos arrependemos e confessamos ele.

CUIDADO! Ao se arrepender, primeiramente você deve pensar no pecado que cometeu e não nas conseqüências dele. Arrepender-se do Pecado. E se preparar para assumir as conseqüências. Só assim você conseguirá ter uma genuína restauração, porque o que mais importa para a reconciliação com Deus é o arrependimento genuíno pelo pecado.

Outra coisa: Ao restituir sua comunhão com Deus, não significa que terá de volta o que tinha, ou que as coisas serão como antes, elas podem mudar e na maioria das vezes elas mudam. Peça sabedoria a Deus para administrar bem as conseqüências que o pecado causou. E viva de forma com que as pessoas vejam que o seu arrependimento foi verdadeiro e que está realmente disposto a daqui pra frente viver a vontade de Deus para a sua vida.

Oração:
"Senhor, peço-Te perdão, porque muitas vezes fui engodado, atraído e caí em pecado, peço-Te forças, sabedoria, discernimento e entendimento para fugir das ciladas do inimigo e principalmente dos desejos que há em meu coração, tudo que há de mal e errado em mim, peço-te que seja tirado, Senhor! Para ser usado cada vez mais. Para sempre ter bom testemunho diante dos homens e para ter um coração que agrade a Ti. Isso é o que eu te peço em nome de Jesus Cristo. Amém"

No Amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. A paz irmão Paulo, que tremeda a sua publicação. Infelizmente o homem sente remorso ao invés do arrenpendimento, pois o remorso ocorre a dor pela falha mas logo a pessoa pode voltar a praticar o desagrado, mas o arrependimento é genuíno, a pessoa se arrepende realmente e não volta a praticar tal ação que o levou a se arrepender. Gloria a Deus por sua vida!!Que Deus te abençoe poderosamente!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...