Pensamentos e Atitudes


"Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor," (Efésios 4:17 NTLH)

Nós sempre ouvimos que “se conselho fosse bom era vendido e não dado”, mas parece que o apóstolo Paulo não concordava com isso nem um pouco. Neste texto ele coloca as coisas com ênfase de ordem e não sugere; ele afirma e insiste. Neste caso, duas lições fundamentais e de alta seriedade precisam ser aprendidas:

Os pagãos vivem do jeito errado e isso não deve ser copiado de forma alguma;
São os pensamentos que definem nossa maneira de viver.

É bem verdade que precisamos de firmeza para viver uma vida que seja minimamente exemplar, pois é obviamente mais fácil estarmos em perfeita sintonia com nosso próprio ego do que com qualquer outra coisa. Para ter uma vida que não causa admiração em ninguém, basta continuar respirando, mais ainda neste mundão globalizado de hoje em dia em que uma mensagem é anunciada e em questão de segundos o mundo já está sabendo. Mas para causar impacto, para ter relevância, para ser exemplar, para fazer a diferença causando mudança e transformação – a coisa é bem diferente.

Preciso ter pensamentos que me levem a ter atitudes que no mínimo, façam com que quem me observe tenha a impressão de que comigo tudo vai bem por causa da minha fé, mesmo quando não vai bem. Não por ser falso, não por fingimento, mas porque a maneira de lidar com as coisas é a mesma quando tudo vai bem ou vai mal. As minhas práticas levam as pessoas a entender que não tenho pensamentos maldosos e isso causa algum benefício.

Para cultivar bons pensamentos que levam a boas atitudes é como na lavoura, a gente planta e colhe o que plantou. No meio vem praga, vem mato, vem erva ruim. Estas são da natureza e devemos arrancar e jogar no lixo. Isso 24 horas por dia, todos os dias da nossa vida. Vale a pena dizer que não estou falando de “pensamentos positivos”, estou me referindo a pensamentos divinos como em Filipenses 4.8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Tem esforço envolvido, mas o resultado vale a pena.

Oração:
"Pai, não permita que eu me perca do objetivo de Te agradar e viver diferente dos que não te conhecem. Ensina-me a semear pensamentos para ter atitudes que fazem diferença neste mundo que tanto sofre por não conhecê-lo. Em Nome de Jesus. Amém!"

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. Louvadooooooooooo Seja o Senhor
    Pr Paulinhuuuu heim. Vce é bençã memo!
    ti amu... Beijokasss Danny

    ResponderExcluir
  2. Ohh Paulinho.. adorei o que li.. super legal.. muito edificante.. vc é uma benção.. Deus o abençoe ricamente.. beijinhossss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...