“Façamos o bem, sem olhar a quem”



“E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo colheremos, se não houvermos desfalecido”. Gálatas 6.9


Dedico este artigo aos guerreiros e meus brothers de ministério que tanto admiro. Estou me referindo à galera da Seara Urbana. Ministério que tem feito diferença na vida de muitas pessoas nas ruas e becos e bocas de Campinas, interior de SP e também tem edificado a vida de todos que de alguma forma contribuem para que esta maravilhosa obra aconteça, inclusive a minha. Admiro a vida de todos, pois eu mesmo não tenho tamanha coragem, ousadia e dom para lidar com pessoas tão especiais que são discriminadas tanto pela sociedade quanto pelas igrejas. Sim, eles mandam ver com os moradores de rua, travestis e prostitutas. Que este arqui seja motivo de edificação para vida de todos que lerem e toda honra e glória seja dada à Jesus Cristo, o Senhor e Salvador de nossas vidas.


Introdução

Somos servos de Cristo e como todo servo dedicado à obra do Evangelho, nada mais natural do que desejar ver os frutos do nosso trabalho. Observar as sementes que plantamos com tanto amor crescendo e amadurecendo e produzindo bons frutos. Melhor ainda, é ver os nossos frutos vendo os seus próprios frutos – multiplicação – que gostoso! Isso realmente é muito bom, não é verdade? E quando uma semente não dá seus frutos, quando ela é sufocada pelas pedras, pelos espinhos ou perdida pelo caminho e não germinam, pois não caíram em boa terra, ficamos muito tristes, pois é como se tivéssemos perdido um filho.

O texto de Gálatas 6.9 ao meu entender reflete bem a missão da SEARA URBANA e quero pensar baseado nele, em três POSTURAS que devemos ter diante deste desafio tão grande de anunciar as Boas Novas de Cristo.

  • Qual deve ser então a nossa POSTURA diante deste Desafio?

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo colheremos, se não houvermos desfalecido”.


A 1° Postura é Compreender o que é “fazer o bem”.

Que bem que Deus deseja que você faça? Qual a importância de fazer o bem? Como deve ser praticado o bem? De uma forma prática, identifico pelo menos dois aspectos:

  • Fazer o Bem na área Material;


  • E fazer o bem Espiritual.


1. O BEM MATERIAL

Tiago fala sobre este bem:
“15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?” (Tiago 2.15-16)

O que Tiago está querendo dizer e o que acontece muito em nossas igrejas é entender que não adianta bater nas costas da pessoa necessitada e dizer “vai em paz”, “Deus te abençoe”. Ou usarmos aqueles jargões de crentes. “Deus tem um propósito na tua vida”. Só que vira as costas e não supre a necessidade. Tiago dá o seu alerta:
“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”. (Tiago 4.17)

Lembre-se que Jesus disse que aquele que faz o bem para o próximo, na verdade faz para ele. (MT 25. 34-40). E “há situações que 1º é necessário alcançar o corpo e a boca da pessoa, para então, depois alcançar o coração”


2. O BEM ESPIRITUAL

Leia o texto de Colossenses 3.12, 14, 16-17 transcrito abaixo:

“12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade”.

14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Devemos saber ouvir muito mais do que falar. E ao falar, que seja com Sabedoria para Edificação da pessoa. Saber Quando falar; O que falar e Como falar. Saber entender a Pessoa e seus problemas. Ter Empatia e Compaixão. Ser amigo e companheiro. Instruir na palavra de Deus, buscando a edificação do próximo.

Fazer o Bem é Amar o próximo. E SEM AMOR qualquer ação de nada vale (1Co 13).

A 2º Postura é Visualizar “A colheita” que é nosso alvo!

Como na maioria dos casos, Deus nos dá uma promessa mediante uma posição de obediência. Para que a colheita seja realizada existe uma condição: Qual é a condição proposta no texto?
“colheremos o bem que semearmos, desde que não desanimemos ou abandonemos a causa”.

Muitos desistem, e por vários motivos assim como em qualquer outro ministério na SEARA URBANA não é diferente, se fossemos contar quantos passaram ou apenas visitaram, quiseram conhecer o trabalho, outros se apaixonaram pelo ministério e fizeram promessas de participação e empenho, mas por alguma razão desistiram. Quais são as possíveis razões?

Você pode Desanimar se achar que deve ser RECONHECIDO

  • CUIDADO: Qual é a Motivação do seu coração ao Fazer o bem?

Sabemos que O reconhecimento vem de Jesus, não temos que esperar reconhecimento por aquilo que fazemos. E apenas Jesus é merecedor de toda Honra e toda Glória. Sinta-se FELIZ por isso ao participar do ministério. Lembro-me das palavras de João Batista quando questionado sobre os Batismos que Jesus realizava, ele disse:

“O que importa é que Ele cresça e eu diminua” João 3.30.
Devemos ser Humildes.

“Junto da Humildade está a dedicação”


A Falta de dedicação é o Relaxo.

“Maldito é aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” Jeremias 48.10

“Tudo quanto vier a tua mão para fazer faça com todas as tuas forças...” Eclesiastes 9.10a

Seja Perseverante, Dedicado, Humilde, Dê o Melhor para Jesus. ELE Merece. Qualquer coisa que você dê para Jesus que seja menor que a tua própria vida será pouco. Afirmo isso, porque Jesus merece o melhor de nós e o que temos de mais precioso é a nossa própria vida. Pense nisso!


A 3° Postura é Saber que “O TEMPO” da colheita pertence a Deus.
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo colheremos, se não houvermos desfalecido”.
A palavra usada é Kairós. Significa o Tempo “certo”, “próprio”, “oportuno”, “favorável”. O TEMPO de DEUS.

Outra desistência da obra é por falta de entendimento e paciência em esperar o crescimento do fruto no seu kairós. Nossa tendência é ver os frutos rapidamente e isso nem sempre acontece.

UM ALERTA:

  • Podemos achar que o erro é nosso.


  • Surge um sentimento de culpa, pois os frutos não aparecem e você pode ser cobrado por isso.

Você deve saber esperar o tempo certo para a colheita e que nem todas as sementes irão frutificar, exatamente porque nem todas caem em boa terra. Você deve entender que o tempo pertence a Deus e não a nós. Assim como as árvores que tem o tempo certo para o plantio, para a poda, para frutificar e para a colheita. Deus é quem faz a semente crescer e a cada uma faz de maneiras especificas e diferentes

O apóstolo Paulo disse:
“Eu semeei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento. Portanto, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento.” (Coríntios 3.6-7)

“há tempo para todas as coisas” Eclesiastes 3.1

Lembre-se que a Palavra de Deus nunca volta vazia ela é poderosa e cumprirá o propósito dela na vida das pessoas a quem fizer bem. Sua missão portanto é fazer o bem é lançar as sementes. Por isso:

“não se canse de fazer o bem, pois a seu tempo colherá, se não houver desfalecido”.

Não desista, não desanime. “Faça o bem, sem olhar a quem”.

No amor de Cristo,
Paulo Berberth.
____________________________________________________
Você pode ter mais informações deste lindo ministério através dos contatos abaixo:

Site: http://www.searaurbana.com/
Blog. http://searaurbana.blogspot.com/
Email: contato@searaurbana.com
You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=E3kPUcIRwns
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=27792127
Twitter: http://twitter.com/searaurbana
Fotos: http://picasaweb.google.com/searaurbana

Comentários

  1. ...está tao cierto todo esto, as vezes cansamos de ficar "sem olhar os frutos", pero só se poderemos ver-los se nao desfalecemos...

    amén, eu acredito nesto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...