quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Atletas por Cristo


“ 23 Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. 24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. 27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”. (1Coríntios 9.23-27)

Hoje estava em casa e por volta das 19h00min resolvi dar uma volta, perto de casa tem uma avenida enorme e o bom disso que quando saio para caminhar vou até um condomínio muito bonito e depois volto, só que fazia um bom tempo que não fazia isso, então resolvi correr. Tenho uma amiga que corre, a Camila e certa vez disse para ela que correr é chato se não tiver companhia e ela com certeza disse o contrário. Hoje mudei de idéia.

Nesta minha corrida, fui pensando em algumas coisas, refletindo sobre minha vida sobre o cristianismo e me veio este texto em mente, pensei: Como temos que estar preparados para praticar certas coisas! (falo isso porque devo ter conseguido correr alguns metros, não vou mencionar a quantidade, pois passaria vergonha). Quero comparar com nossa vida cristã. É exatamente isso que o apóstolo Paulo fez.

v. 23 “Tudo faço por causa do evangelho...” Ele já começa arrasando com as palavras e mostra seu objetivo “...com o fim de me tornar cooperador com ele”. O apóstolo Paulo queria ser participante da obra de Deus e desde sua conversão já demonstrou total disposição, relembrando... “Jesus o encontrou e disse: Saulo, Saulo, por que me persegues? Saulo Perguntou: quem és tu, Senhor? Jesus respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues. E Paulo disse: que farei, Senhor? Já se colocou diante de Jesus “Que farei, Senhor?”. Às vezes isso passa batido quando lemos o texto, são detalhes importantes que fazem a diferença no contexto.

v. 25 “Todo atleta em tudo se domina...” Para alcançar o objetivo, para não desfalecer no meio da prova, há necessidade de domínio e perseverança. Os atletas utilizam-se de várias táticas e meios para terem um bom condicionamento físico e bom preparo, só dessa forma obterão bons resultados.

v. 26-27 “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

Assim o apóstolo Paulo conduzia seu ministério, foi sábio, perseverante, não desistia fácil, alias nunca desistiu, certa vez apanhou e muito, foi arrastado para fora da cidade, ele se levantou e entrou novamente na cidade para pregar o evangelho. No final de sua vida, do seu ministério disse: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. Um atleta que venceu, que percorreu toda a prova da melhor maneira que um atleta deveria correr, completou a prova, foi até o final e manteve-se ligado à verdadeira razão de sua corrida, que é a cooperação e participação no evangelho.



E a nós só cabe, TUDO dedicar, ter a mesma atitude do apóstolo Paulo, o mesmo desejo, o mesmo sonho e alvo. Que honra fazer parte de uma geração que serve a Deus e que busca fazer diferença ao mundo, mostrando através de nossas próprias vidas o efeito que o evangelho nos trouxe. Que o Senhor nos fortaleça e Use.



Oração:“Senhor como é difícil ser perseverante no meio de tantas provas, por várias vezes desfalecemos, mas peço a Ti que nos fortaleça e nos dê a visão correta de servos dedicados para que tenhamos participação no evangelho de Cristo, peço que nos use e que possamos ser bênçãos nas vidas de todos que nos cercam. Em nome de Jesus, amém!”.
No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Um comentário:

  1. ...com certeza, se nao ficamos procurando fazer a obra dele, nao há mais raçoes pra viver, ele nos salvó e nos mantiene com vida ainda pra nos trabalhar pra ele..e mosntrar que é possivel viver na santidade e sirvendo aos outros :) adelante! amén somos Seus atletas!

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth