“Como a águia ensina os filhotes voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Deus Eterno cuida do seu povo”. (Deuteronômio 32.11) NTLH.
Nas aulas de Homilética 2, com o Pr Manuel, tivemos como tarefa preparar um sermão e pregá-lo em sala de aula sob a avaliação dele e dos alunos. Ontem quinta-feira, foi a vez da Leila, e ela pregou neste texto de Deuteronômio 32 e falou muito ao meu coração por isso decidi escrever. Li o capítulo todo assim que cheguei em casa e pude tirar valiosas lições.
Percebemos que repetidas vezes a Bíblia usa a natureza a fim de ensinar lições práticas e ilustrar certas verdades. Por exemplo, em Provérbios 6.6-8, temos o exemplo da formiga e com este pequeno animal, aprendemos um pouco a respeito de motivação, trabalho árduo e planejamento. Jesus também usava essa linguagem, no evangelho de Mateus, ele fala sobre os lírios do campo e os pássaros do ar, para descrever como Deus toma conta e provê sustento para os Seus filhos (Mt 6.25-30; 10.29-31).
A metáfora da águia é importantíssima, refere-se aos cuidados paternais de Deus, que se mostra sábio, amoroso e misericordioso com seu povo. Mas fazendo uma análise do capítulo podemos perceber: Um povo Ingrato v.6; que se esqueceu rapidamente dos cuidados do Senhor v.7 e 10; que abandonou a Deus v.15 e 18; serviram sacrifícios para deuses estranhos v.17; percebemos que Deus permite o povo passar por problemas e sofrimentos aplacando a sua justiça v. 19-38; para que o Povo pudesse reconhecer quem Ele é, que Ele é o verdadeiro e único Deus v.39; e Moisés no vers. 46 exorta o povo à observância da lei. E o versículo 11 diz: “Como a águia ensina os filhotes voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Deus Eterno cuida do seu povo”
Umas das coisas mais lindas de Deus (a meu ver) é a liberdade que Ele nos dá. Fazemos escolhas a todo tempo. Ao fazermos escolhas, boa parte delas serão precoces, errôneas, outras desastrosas, outras nem tanto assim, mas também terão aquelas em que acertaremos o alvo. Deus faz como a águia. Seu filhote tem o tempo certo para o primeiro vôo, e no seu primeiro vôo ela está lá ao lado dele, cuidando, ajudando, instruindo, ensinado a voar e se acontecer algum acidente de percurso ela está lá para ampará-lo.
Moisés quis mostrar para o Povo tudo o que Deus fez, “Lembra-te dos dias da antiguidade, olha a passagem dos anos, geração por geração. Pergunte a teu pai, e ele informará; Pergunte aos anciãos, e eles te dirão” (v.7).
Olhe para trás, veja e reconheça, o que Deus já fez? Agora é hora de agradecer, louvar ao Senhor, Bendizer o seu Santo Nome não apenas pelas coisas que Ele nos faz, fez e continuará fazendo, mas principalmente por Quem ELE é e representa para nós. Não sejamos ingratos em meio a um Cuidado inquestionável da parte de Deus por nossas vidas.
Oração:
“Senhor, peço que me ajude a olhar para a minha vida e perceber sempre o Teu cuidado por mim, e olha que assim como o teu povo no passado, eu também abandonei ao Senhor para fazer as minhas próprias vontades, puxa que tristeza por isso, me perdoe Senhor. E Que alegria sinto em saber que o Senhor é Deus e se preocupa comigo de uma forma maravilhosa. Agradeço por tudo que tens feito e por aprender que preciso constantemente de Ti. Amém!”
No amor de Cristo,
Paulo Berberth
No amor de Cristo,
Paulo Berberth
Comentários
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth