Tereis Paz em Mim: Sofrer com Ânimo


Eu vos disse essas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo, tereis tribulações (aflições); mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo. (João 16.33)

Algumas pessoas insistem em dizer que Jesus, ou Deus, apreciam nosso sofrimento porque isso nos “purifica” e “aperfeiçoa”. Isso é uma mentira, beeem mentirosa!!!. Tá, é inegável que o sofrimento nos faz aprender muitas coisas e creio que Deus o usa também. Mas isso não significa que Ele o aprecie e que Ele deseja nosso sofrimento. É o que retoricamente podemos chamar de mal necessário, ou que “Deus transforma o mal em bem”.

Observe o texto com atenção e não será difícil notar primeiramente a condição para se ter paz, está associada diretamente com “estar unido com Cristo ou em Cristo” Ele diz: “Em mim tereis paz”. Não apenas crendo que Ele existe. Unido não significa apenas perto, nem lembrando que Deus existe, é estar “encostado”, “grudado”, “ligado” (Eu sou a Videira, vós sois os Ramos), o que Jesus fizer, falar e por onde andar, ali devo estar e devo obedecer. É Nele onde encontramos a Paz, Ele me dá a Paz, a verdadeira Paz, a Paz que ultrapassa todo entendimento (Fp. 4.7).

A idéia “vitoriosa” de que crentes não possui problemas, também é erronia. O texto diz: “...No mundo, tereis tribulações (aflições)...”. Basta olhar em volta e nota-se que ao estar vivo convivemos com medos, dores, incertezas, inseguranças, temores, entre outras coisas. Mas não podemos ler metade de uma frase e querer ter uma compreensão completa, até porque neste caso temos um contraponto importante nos recomendando ter coragem, ânimo. Muito mais do que isso, podemos ver todo um cuidado conosco e nos antecipando uma vitória que nós jamais em tempo algum nem de forma alguma, por nós mesmos, poderíamos alcançar.

“Temos por hábito, ver apenas as visíveis dores e não as invisíveis vitórias”.

Somos vitoriosos somente porque Ele (JESUS) quer, pois quem venceu o mundo foi Ele. Mas Seu interesse por nós vai ao ponto de compartilhar conosco esta vitória. A nós, portanto cabe ter coragem, confiança e enfrentar os ardores deste mundo, encarar de frente os desafios com base na fé no Filho de Deus, tendo paz ao andar unido com Ele, para que em tempo oportuno Ele mude nossa realidade. E VAI mudar! Ele venceu o mundo, a morte e os inimigos. O que mais podemos querer?

Oração:
"Pai, obrigado por estender tua vitória ao meu alcance, pois sem Ti nada posso e nada sou. Não quero viver o passageiro como se fosse eterno, estou de passagem, minha pátria não é daqui. Ensina-me a viver assim no cotidiano."

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. AMEI!!!!!
    mais, uma vez...q Deus continue te usando e te inspirando a cada dia mais!!!!
    fica com Deus..
    mil bjus ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...