Planos, Fazer ou não?


“Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.” (Provérbios 16:9)

Quantas decisões erradas tomei em minha vida, até mesmo no auge da minha ignorância teológica aliada à imaturidade dos poucos anos de conversão, somada à cabeça-dura que todo jovem insiste em ter... Ufa! Como Sofri com as decisões erradas... mas também... Obaaaa! Como pude perceber a ação de Deus corrigindo meus planos, pondo-me na direção correta que Ele almejava.

Pois é, só que infelizmente existe uma distorção teológica que leva muitas pessoas a acharem que não devem fazer planos, pois devemos andar na “dependência” da direção de Deus. Fazer planos (segundo esta interpretação) seria ir contra a vontade de Deus, já que isso nos faria seguir um caminho determinado por nós mesmos e não o Dele. Para estas pessoas, esta passagem de Provérbios soa com advertência para não fazer planos. “Veja”, elas diriam: “não podemos fazer planos porque é Deus que deve determinar nossos passos”.

*** Quais implicações e consequências podem ter este pensamento?

Penso que se não tiver a liberdade para fazer meus planos, eu veria Deus como um Deus manipulador e eu seria apenas um fantoche em suas mãos. Irmãos, sinceramente? Não consigo ter esta imagem de Deus. Pois vejo um Deus de Amor que nos da liberdade de decidir todas as coisas de nossas vidas, isso chama-se “livre-arbítrio”. A liberdade que Deus nos dá é uma das coisas mais lindas dos seus atos, pois Ele procura adoradores verdadeiros que desejam buscá-lo e não robôs prontos para adorá-lo, da mesma forma Ele nos ensina e a decisão é nossa.

Esta passagem está descrevendo uma pessoa que anda na confiança de que Deus o está acompanhando em tudo o que ela faz (diferente de Deus tomar a decisão por ela) e que pode fazer planos sem preocupação, pois o Senhor a dirigirá. Como funciona então? Ora, se houver falhas em seus planos, o Senhor as corrigirá. Quando houver riscos, ele avisará. Se o plano não for da vontade Dele, Ele o fará saber. Há diversas maneiras de Deus intervir em nossa vida, e nem sempre será com um anjo, uma mula ou quem sabe com uma mão escrevendo na parede. Na maioria das vezes será com o puro bom senso da sabedoria da Sua Palavra aplicada ao dia-a-dia. Simples olhe para a Bíblia, aí você saberá a vontade de Deus. Faça planos, sonhe, desenhe projetos, rabisque esboços, se for casado converse com seu cônjuge sobre o futuro. E descanse na promessa de que Deus dirigirá cada passo que for bênção para você.

Oração:
“Senhor, nos de sabedoria para tomar as decisões que precisamos tomar em nosso dia à dia, nos ajude a discernir através da tua palavra quais são os planos que o seu coração deseja que sonhemos e pratiquemos, para assim, estarmos dentro da sua vontade. Amém.”

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Comentários

  1. Olá Pr. Paulo era o que eu precisava, muito obrigada pelas palavras que Deus abençoe sua vida.
    Abraços...
    Danny

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto Paulo, muito necessário!
    poste mais,
    Beijos
    Suzi

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras...quando passamos a entender que Deus está no controle de tudo e que jamais nos desampara, tudo torna-se mais fácil e os sonhos que outrem pareciam inviáveis, tornam-se possiveis na presença do pai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, deixe seu comentário!
No Amor de Cristo,
Pr Paulo Berberth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...